segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Arquivos Turma da Mônica N°531 - Cebolinha Nº 168 - Último gibi da Editora Abril!

_CB_168_%281986%29.jpg (517×730)
Há 30 anos foram lançados os últimos gibis da Turma da Mônica pela Editora Abril. Em dezembro de 1986, os gibis 'Mônica Nº 200', 'Cebolinha Nº 168', 'Cascão Nº 114' e 'Chico Bento Nº 114' foram as derradeiras edições da editora. Em homenagem, nessa postagem conto como foi o 'Cebolinha Nº 168', o seu gibi de despedida.

O gibi foi lançado mais precisamente no dia 12 de dezembro de 1986. Os últimos gibis da Mônica e Cebolinha tinham data no final do expediente, seguindo o exemplo de Cascão e Chico Bento, que sempre tinham data nos gibis da Editora para demonstrar que eram quinzenais. Então, os gibis do Cebolinha chegavam entre os dias 7 a 12 de cada mês enquanto que da Mônica, dia 25. Já os gibis do Cascão e Chico Bento chegavam nas bancas às quintas-feiras, um revezando com o outro a cada semana.
_ultimos_gibis_editora_abril_%281986%29.jpg (730×1038)
Capas dos últimos gibis da Editora Abril
'Cebolinha Nº 168', teve as tradicionais 68 páginas, com 10 histórias no total, incluindo a tirinha final. Não teve nenhuma referência que iria mudar de editora no mês seguinte, assim como os outros gibis daquele mês de dezembro de 1986, o que deve ter sido uma surpresa para muitos na época. Dessas 10 histórias, 4 foram de Natal, já que era fim de ano. Lembrando que todos esses últimos gibis também tiveram histórias natalinas, só o do Chico que ficou reservado a edição "Nº 113", já que a "Nº 114" foi lançado na semana de Ano Novo.

A capa desse gibi do Cebolinha, também natalina, e com referência á história de abertura, marca registrada nos gibis dele. Em 1986, a maioria dos gibis dele já estavam com capa com piadinhas, mas alguns fizeram alusão à história de abertura, como esse.

Abre com a história "O sumiço do papai Noel", com 18 páginas, uma aventura de Natal. Na trama, é noite de Natal e Anjinho se depara com Papai Noel apressado para entregar os presentes. Na manhã seguinte, tem a surpresa que nenhuma criança ganhou presente, com Cebolinha ficando revoltado a ponto de destruir a árvore de Natal, e fala que não recebeu nem uma bala do papai Noel. Mônica também fica furiosa com o furo do papai noel e então os 3 vão ao polo Norte pra saber o que aconteceu.
_CB_168+%2801%29.jpg (494×730)
Trecho da HQ "O sumiço do Papai Noel"
Chegando lá, Mônica derruba a porta para entrar na casa do Papai Noel porque ninguém atende e então eles veem os duendes amarrados e falam que um homem mau, grande e forte raptou o Papai Noel e que foi levado para a Montanha Tenebrosa dos Andes. A turma vai até lá e são recebidos por um baixinho corcunda que acaba acionando uma alavanca e eles caem em uma jaula aonde está o Gigante que raptou o Papai Noel, que estava dentro de um saco.
_CB_168+%2802%29.jpg (505×730)
Trecho da HQ "O sumiço do Papai Noel"
O Gigante conta que nunca ganhou presente do Papai Noel quando era criança e que ainda roubavam o sapato que colocava na janela. Ele quebrava os brinquedos das outras crianças de tanta revolta, e então, ele criou uma fórmula para ficar gigante, se instalou na Montanha Tenebrosa para raptar o Papai Noel e se vingar, o transformando em boneco. Anjinho consegue pegar a fórmula do Gigante, que pega logo uma raquete de pegar mosquito. Mônica entorta a jaula, tem embate da turma para pegar os vilões e eles conseguem vencer com Mônica dando surra no Gigante.
_CB_168+%2803%29.jpg (492×730)
Trecho da HQ "O sumiço do Papai Noel"
No final, Papai Noel volta a entregar os presentes, com um dia de atraso, e os vilões ficam no esconderijo, lamentando que o plano fracassou, até que aparece presentes para eles. Era do Papai Noel, que não tinha guardado rancor, apesar do sequestro e eles dão um viva ao Papai Noel. Uma aventura sensacional, bem comum histórias assim na época.
_CB_168+%2804%29.jpg (489×730)
Trecho da HQ "O sumiço do Papai Noel"
Depois vem "Os esquecidos de Papai Noel" em que grupo de crianças pobres ficam tristes porque não ganharam nenhum presente do Papai Noel e veem que todas as outras crianças ganharam. Então, Cebolinha fica com pena, pede o endereço deles, falando que uma das renas do Papai Noel estava mancado e aí não levou presente deles, e, assim, entrega presentes para as 3 crianças pobres na casa deles enquanto dormem, e, no dia seguinte, Dona Cebola estranha dos brinquedos dele terem sumido e a gente descobre que o Cebolinha foi o Papai Noel, que ainda estava dormindo com gorro na cabeça.

Uma bonita história com mensagem de solidariedade, de cada um fazer sua parte para que as crianças pobres tenham seus presentes de Natal. Ocupou  6 páginas do gibi, mas podia ser 5 se não tivesse propagandas inseridas na história, totalizando os quadrinhos ocupados de cada página acrescentou 1 página a mais para a história.
_CB_168+%2805%29.jpg (977×730)
Trecho da HQ "Os esquecidos do Papai Noel"
Em "Dores nas costas", de 3 páginas, Cebolinha dá um mal jeito nas costas e Cascão mostra técnicas para ele melhorar. Com isso, Cascão pendura o Cebolinha no tronco da árvore, mas acaba caindo o galho em cima dele; depois Cascão manda Cebolinha encostar nas suas costas e com um impulso faz o Cebolinha cair em cambalhota, aumentando a dor dele. Em seguida, vão à massagista Madame Ligia, que faz massagens nas costas com os pés, e não resolve. No final, Cebolinha encontra a Mônica, que lhe dá um abraço e só assim ele fica curado da dor nas costas. História impublicável por mostrar sofrimento de dor nas costas.
_CB_168+%2806%29.jpg (500×730)
Trecho da HQ "Dores nas costas"
Em seguida, vem "Os vira-latas", com a Turma do Penadinho, de 3 páginas. Protagonizada por um homem secundário, ele encontra cachorros na sua casa e expulsa com chutes, vassouradas, inclusive tinha cachorros assaltando linguiças na geladeira. de noite, ele vira Lobisomem e vai atras dos cachorros que expulsou, convidando para irem para casa dele. Ou seja, os cachorros estavam na casa porque ele havia convidado na noite anterior. 

Gostava de quando histórias da Turma do Penadinho eram protagonizadas por secundários e os personagens só aparecendo no final (ou não). Era bem comum e ajudava a variar o estilo das histórias. Maltrato com animais o que a torna impublicável.
_CB_168+%2807%29.jpg (504×730)
Trecho da HQ "Os vira-latas"
Horácio vem a seguir, com Lucinda vendo dormir e lamenta que ele não tenha o mesmo sentimento que ela sente pelo Horácio e fica vendo dormir. Lucinda acaba adormecendo e ele acorda e fica vendo ela dormir. A seguir, a história completa de 2 páginas:
_CB_168+%2808%29.jpg (994×730)
HQ do Horácio da edição
Astronauta também tem sua história de Natal, de 6 páginas, sem título, em que ele fica entediado na sua nave sozinho na noite de Natal, só vendo TV e com saudades da sua namorada Ritinha. Acaba aparecendo uma chuva de meteoros no espaço e, ao fugir, ele vai parar em um planeta que estava acontecendo o nascimento de Jesus Cristo. Na sua chegada ao planeta, a sua nave é confundida por uma estrela cadente que guiou os Reis Magos até aonde estava o Menino Jesus e então Astronauta acompanha o seu nascimento.

Astronauta fica sem entender nada na hora, mas quando vai embora compreende que não são só os terráqueos que merecem a graça do Senhor, que foi o melhor Natal que passou na vida, que um dia o povo saberá o que tudo isso significa e deseja que no futuro o Natal seja um dia de confraternização universal mesmo, fazendo um "Feliz natal" pelo espaço com movimentos da sua nave. mais uma história com mensagem bonita, mostrando o verdadeiro significado do Natal.
_CB_168+%2809%29.jpg (484×730)
Trecho da HQ do Astronauta da edição
Bidu e Bugu vêm em seguidas com "Intrigas no Natal", de 4 páginas, em que o Bugu se veste de Papai Noel e dá presentes par ao Bidu , só que todos para zombar do Bidu. Bugu dá um boneco em uma caixa que assusta o Bidu, depois dá um foguete com controle remoto que faz o Bidu parar longe e também um osso de gesso. Bidu avança no Bugu e eles brigam até que aparece o verdadeiro Papai Noel e  dá presente para eles. Era luvas de boxe, aproveitando que eles sempre brigavam.
_CB_168+%2810%29.jpg (486×730)
Trecho da HQ "Intrigas no Natal"
Em "Cuidado com o meu coelhinho", de 6 páginas, Cebolinha tenta pegar o Sansão do varal enquanto estava sendo lavado e Mônica alerta que se acontecer alguma coisa com o Sansão, ele leva uma surra. Cebolinha passa a cuidar do Sansão, não deixa o Cascão dar nó na orelha, mas na briga acaba o Sansão escorregando e caindo na lama. Cebolinha o lava de novo e quando coloca no varal segura uma bola antes que atinja o coelhinho. Ao colocar a mão no varal, derruba o Sansão no chão e ao lavar de novo escorrega em um sabonete e cai em um barranco. Mônica chega depois do Cebolinha ter lavado o Sansão e comemora que não apanhou, mas estava todo machucado, como se tivesse apanhado.
_CB_168+%2811%29.jpg (483×730)
Trecho da HQ "Cuidado com o meu coelhinho"
A história de encerramento é "O invencível",de 4 páginas, em que o Cebolinha faz um pedido a um poço de desejos para ser invencível. A partir daí, consegue derrotar um grupo de meninos valentões, morde um cachorro brabo e ai aproveita para derrotar a Mônica. Cebolinha a xinga de baixinha, dentuça e gorducha, toma o Sansão da Mônica, pisa nele e ela dá uma surra nele. Com o Cebolinha todo machucado, o poço cria vida e fala que está devolvendo a moeda pra ele. Afinal, nem poço dos desejos tem poder do Cebolinha derrotar a Mônica. Legal ver absurdo com poço andando e falando e mais uma vez maltrato com animais a torna impublicável hoje em dia.
_CB_168+%2812%29.jpg (487×730)
Trecho da HQ "O invencível"
A tirinha de despedida do cebolinha na Editora Abril foi com um passarinho posando no cabelo do Cebolinha e quando manda sair de cima, ele é carregado pelo passarinho, voando junto com ele, já que engatou no cabelo do Cebolinha.
_CB_168+%2813%29.jpg (230×730)
Tirinha da edição
Como pode ver foi um gibi muito bom e com histórias muito divertidas, todas com desenhos muito caprichado, tudo seguindo o estilo que estava sendo na época. As histórias natalinas foram com mensagens muito bonitas. Era legal quando tinham várias histórias de Natal nos gibis (às vezes gibi inteiro), incluindo de personagens secundários, e, não só na abertura, como hoje em dia. Enfim, fechou o ciclo da Editora Abril em grande estilo, que foi bom relembrar há exatos 30 anos.
arquivo.png (617×209)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2016/12/cebolinha-n-168-ultimo-gibi-da-editora-abril.html

Charge N°50306!

CyS2mniWQAABFaS.jpg (743×511)

Tiras N°7954 : Fala Menino - Luis Augusto!

blog.jpg (640×640)
benbisa37b.jpg (640×640)
benbisa38.jpg (640×640)
A partir de 15 de Janeiro, Ben e a Bisa e o Fala Menino! estarão de volta à programação normal do Blog. Boas Férias!

Tiras N°7953 : Salmonelas - Benett!

C0Bvg8MWEAA2rTz.jpg (787×394)
CzQfHzFWgAEuiQx.jpg (906×306)
C0BvZ3pXUAAlSfN.jpg (906×303)
Cz11tQBXAAA9Iee.jpg (906×306)
Cz11bJEWgAA7qiN.jpg (906×303)

Tiras N°7952 : NíQUEL NáUSEA Especial - Fernando Gonsales!

tumblr_mn1vzooyyf1qmggloo1_1280.jpg (900×236)
tumblr_mwrt2lJ4wL1qmggloo1_1280.jpg (900×236)
13182470.jpeg (900×236)
13219246.jpeg (900×236)
13090323.jpeg (900×236)
14254316.jpeg (635×423)

Charge N°50305!

CzLwDzZWEAEzbax.jpg (555×824)

Ria...Se Puder N°5098 - FELIZ CONSUMISMO!

consumismo.png (672×644)

Charge N°50304!

CzjbAZPXUAQKQp1.jpg (646×315)

Tiras N°7951 : Quadrinhos Disney - Blog dos Esquilos!

PUFF+8.jpg (789×512)
zoo9.jpg (494×762)
Zoo10+ref.jpg (529×811)

Tiras N°7950 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Cz7Ff5zXEAAhlap.jpg (1045×323)
C0AArGEXgAAcJ9c.jpg (1011×307)
Cyed0fKWEAA4ozw.jpg (1041×317)
Cy9BqheWgAEED72.jpg (1037×317)
mauricioespirito.png (662×663)
 16 de dez
Como vai seu espírito na Natal?

Tiras N°7949 : SNOOPY - Charles Schulz!

snoopynatal.jpg (615×614)
snoopynatal2.jpg (618×615)

Charge N°50303!

CzhFzmUXcAAq3Zo.jpg (646×315)

Submundo HQ N°126 : Lançamentos da Mythos: "Vampirella", "Juíz Dredd", "Hellboy", "Tex", "Groo", e Mais...

romita.jpg (732×1022)
A Mythos prepara uma série de lançamentos nessa reta final do ano (com a proximidade da Black Friday e da CCXP)... Estrelando alguns de seus principais personagens "carro-chefe": 

"Vampirella - Grandes Clássicos" (de José Gonzáles), "Juíz Dredd - Exílio""Juíz Dredd - Sobrenatural""Hellboy Ed. Gigante - A Morte de Hellboy""Frankenstein - Entre o Céu e o Inferno" (de Mike Mignola), "O Legado Romita""TEX Coleção - O Medalhão Espanhol" (A Última História de G.L. Bonelli - O Criador de Tex), "TEX Ed. Histórica 98 - Caçadores de Peles" (Saga Completa com 384 pág), e "Groo - Amigos e Inimigos" (de Sergio Aragonés)!

Confira abaixo:
"Vampirella - Grandes Clássicos" (de José Gonzáles): Finalmente, a fase mais clássica e consagrada de "Vampirella" é encadernada numa ed. de luxo (capa-dura, 212 pág, P&B, R$ 89) com arte do inigualável José Gonzáles (o artista definitivo da sexy personagem). As histórias foram produzidas a partir do início dos anos 70 (embora a seleção específica do material ainda não tenha sido divulgada). Nascida no Planeta Drakulon, Vampirella viaja pelo mundo como assistente de palco de um mágico enquanto enfrenta um terrível culto, ao mesmo tempo em que é caçada por Van Helsing e seu filho Adam (além do próprio "Drácula")! Material muito bom (pro mesmo público que curte e acompanha a "Cripta")!

"Juíz Dredd - Exílio" + "Juíz Dredd - Sobrenatural": Dose DUPLA de "Dredd" (numa tacada só)! São 2 ed. de luxo (capa-dura, 244 pág cada, R$ 84,90) com material INÉDITO no Brasil. As histórias são assinadas por John Wagner, Alan Grant, e Pat Mills... Em "Exílio", a trama continua a partir de: "Mutantes em Mega-City 1" (já nas bancas) e leva Dredd pra Terra Maldita, tendo de lidar com o notório serial-killer: "PJ Maybe"! E "Sobrenatural" é uma ed. temática sobre o assunto, envolvendo: Juízes fantasmagóricos, satanistas, criminosos imortais, bruxas, e demônios! 

"O Legado Romita": A arte da família Romita (Pai e Filho) é um legado que atravessou gerações nas revistas do "Homem-Aranha" (principalmente). No final dos anos 60, Stan Lee convidou Romita para substituir o desenhista Steve Ditko no "Aranha". Uma década depois, seu filho começaria uma escalada de sucesso nas HQs (tendo como ápice a série autoral: "Kick-Ass"). Escrito por Tom Spurgeon, O Legado Romita (capa-dura, 212 pág, R$ 89) é o livro definitivo sobre os "Romitas": Ricamente ilustrado com artes clássicas e outras jamais vistas, contendo biografias e entrevistas fascinantes (além de uma introdução de Alex Ross)! 
"Hellboy Ed. Gigante - A Morte de Hellboy" + "Frankenstein - Entre o Céu e o Inferno" (de Mike Mignola): Uma ed. de luxo dedicada ao Demônio-Detetive (capa-dura, 596 pág, R$ 169) e que compila as aclamadas mini-séries: "O Clamor das Trevas" (2008), "Caçada Selvagem" (2012) – reeditadas pela primeira vez desde seu lançamento –, e "Tormenta e Fúria" (2014), a trágica saga que decretou o FIM da existência terrena do "Hellboy"! Já o "Frankenstein", também é assinado por Mike Mignola e tem: capa-dura, 148 pág, R$ 69! Cansado da perseguição humana, torturado pela solidão e padecendo de remorso pelas atrocidades que já cometeu, Frankenstein é levado às entranhas da Terra em busca de redenção e de algum propósito para sua existência (série interligada com: "Hellboy")!
groo+4.jpg (800×1259)
"TEX Coleção - O Medalhão Espanhol" (A Última História de G.L. Bonelli - O Criador de Tex) + "TEX Ed. Histórica 98 - Caçadores de Peles": O nº 417 de "Tex Coleção" traz uma HQ completa: Uma aventura muito especial por ser a última história de Tex escrita por seu criador: G. L. Bonelli (e com arte de Letteri). A revista é em formatinho, P&B, 116 pág, R$ 9,90! E a "Ed. Histórica" nº 98 é um tijolão com 384 pág e R$ 27 (Saga Completa de Bonelli & Nicolò). Para ajudar um amigo contra a rivalidade desonesta de uma companhia, Tex e seus parceiros, junto com o irlandês trapalhão: Pat Mac Ryan, se preparam para dar uma lição nos bandidos, mas Tex e Tigre são capturados pelos índios snakes e correm sério risco de morrer no poste da tortura!

"Groo - Amigos e Inimigos" (de Sergio Aragonés): Ed. de luxo do "Groo" (capa-dura, 112 pág, R$ 59). Todo mundo tem amigos, até mesmo o Groo. Porém, se qualquer pessoa, às vezes, pode encontrar dificuldade em distinguir seus amigos dos inimigos, imagine o dilema para um sujeito com a limitada (ou inexistente) capacidade intelectual do Groo. Por isso, quando o mais desastroso dos bárbaros resolve iniciar uma longa jornada em busca dos amigos que ele acredita ter, o leitor é convidado a definir (se for capaz) quem o adora (se existir alguém) e quem o odeia. Afinal, o Groo não tem a menor noção!

Até+
PS: Os preços das edições comentadas acima, são os valores oficiais de capa... Mas sempre é bom ressaltar que em algumas lojas virtuais ("Amazon" e a própria "Mythos", por exemplo) os descontos e ofertas são consideráveis e vale a pena pesquisar os melhores preços antes de ir às compras!
Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos;) Leo Radd  http://submundo-hq.blogspot.com.br/2016/11/lancamentos-da-mythos-vampirella-juiz.html