sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Arquivos Turma da Mônica N°414 - Coleção Histórica Nº 50 - Última Edição!

_CHTM_50.jpg (500×730)
Nessa postagem eu comento sobre a 'Coleção Histórica Nº 50', o último volume da coleção, formada pelas 5 revistas números 50: Mônica (1974), Cebolinha (1977), Chico Bento e Cascão (1984), e Magali (1991).

Na capa do Box está o Mauricio de Sousa como personagem, como forma de comemoração de seu aniversário de 80 anos completados nesse ano, além de representar a última edição com o pai de todos os personagens que tiveram suas imagens estampadas nos boxes dessa coleção. Só não gostei da imagem escolhida, muito recente e que não apareceu em nenhuma revista de boxes anteriores. Normalmente, as imagens dos personagens que aparecem nos boxes são da primeira aparição na Coleção Histórica ou de uma história qualquer que havia saído antes, e, com isso, tirou a tradição das capas dos boxes.

Podiam ter colocado uma imagem do Mauricio com barba como era até no início dos anos 80 ou a primeira vez que apareceu sem barba na Coleção Histórica. Seria mais conveniente colocar, por exemplo, imagens de histórias com ele barbudo de 'Chico Bento Nº 1' (1982), 'Chico Bento Nº 45' (1984), 'Cascão Nº 48' (1984) ou se quisessem o Mauricio sem barba, que colocassem uma imagem de 'Magali Nº 6' (1989). Enfim, qualquer uma que tivesse saído na Coleção Histórica e não essa recente.

Em relação a distribuição, mesmo no último número continuou atrasando, chegando aqui dia 8 de dezembro, e, assim, mais uma vez chegando de um mês para o outro, visto que esse box é de novembro, e sem contar que em muitos lugares não chegou ainda. Nunca tiveram preocupação em chegar em todos os cantos do Brasil e no mês certo e não é dessa vez que seria diferente. Ao menos aqui dessa vez chegaram 3 exemplares por banca que vende, já que normalmente vem só 1 exemplar.

No geral, nesse box tiveram poucas informações de créditos das histórias, imagens das propagandas cada vez menores não conseguindo ler absolutamente nada, os passatempos das revistas da Mônica e Cebolinha mantiveram sem respostas como nas originais e nas tirinhas só a da Magali que não teve o nome do alto, mas não mudaram as da Mônica e Cebolinha porque os nomes deles vem inserido nas tirinhas, senão seriam alteradas. Porém, proporções continuaram sendo ampliadas de forma desproporcional.
_CHTM_50_%2802%29.jpg (767×730)
Histórias de abertura e comentários gerais:

Mônica - "A pedra do encontro" - Mônica não consegue levantar depois que senta em uma pedra com cola e, então, Cebolinha e Cascão querem saber por que ela não desgruda da pedra.

De 12 histórias comentadas (13 no total), 7 sem créditos nenhum. Só a de abertura fala que desenhos foram feitos pelo Mauricio. Dentre as que informaram roteiro, todas foram do Mauricio, menos a última, que foi escrita pelo seu irmão, Marcio Araujo.

Garotão, um antigo personagem gigante que aparecia muito nas tiras de jornais dos anos 60, apareceu na história "Mônica", em que ela acha uma lupa e resolve brincar de Sherloque Holmes para saber de quem eram as pegadas no chão. O Garotão fez uma participação de 2 quadrinhos. Outra curiosidade que o Sherloque Holmes não teve nome parodiado. Naquela época ás vezes nomes famosos não eram parodiados.
_CHTM_50_%2803%29.jpg (408×300)
Trecho da HQ "Mônica"
Outro destaque que a Ogra, amiga da Thuga, teve uma história solo, algo muito raro de acontecer. Normalmente ela fazia participação nas histórias. Nessa, ela vê um reflexo de uma mulher quando se olha no lago e pensa que o rosto bonito era dela.
_CHTM_50_%2804%29.jpg (339×300)
Trecho da HQ "Ogra"
O gibi termina com "Outra história muito louca", com o Louco interagindo com Mônica. Nela, o Louco sai do hospício ao avistar a Mônica na rua e faz várias loucuras e trocadilhos que estamos acostumados. Nos primeiros anos, nos gibis do Cebolinha, o Louco contracenava com ele, e nos da Mônica, com ela. É uma história tipicamente semelhante como seria com o Cebolinha, só mudando a protagonista. Se fosse com o Cebolinha ou qualquer outro personagem, o roteiro seria o mesmo.

Cebolinha - "Borboleteando" - Cebolinha, fantasiado de borboleta, não quer participar do teatro da Mônica, leva uma surra e fica desacordado. Com isso, 2 borboletas transformam o Cebolinha em uma borboleta porque elas pensam que ele era uma delas, só que gigante.

Essa história teve uma alteração na colorização, em que na original, a Mônica e Magali aparecem com cores dos vestidos trocadas (Magali de vermelho e Mônica de amarelo) e agora corrigiram isso, sem falar nada da mudança nos comentários. Abaixo, a comparação das imagens. sendo a original,enviada por André Felipe.
_CHTM_50_%2805%29.jpg (815×296)
Comparação da HQ "Borboleteando"
Também foi a única alteração da edição, dessa vez, já que até mantiveram os fundos de cor roxo em vez de mudarem para um cinza azulado como estavam fazendo nas últimas edições e a tirinha teve o nome no alto e não ficou só um pouco desproporcional.

Nos comentários da história "Cebolinha e a segurança" (em que o Cascão arruma meios par ao cebolinha andar seguro em um carrinho de rolimã), fala que "lolemã" (rolimã) falado pelo Cebolinha foi corrigido na edição, mas não foi alterado. Ainda bem que não mudaram. Ainda sobre comentários do Paulo Back dessa edição, de 13 histórias comentadas, em 4 informaram só roteiro. Nenhuma informou quem foram o desenhista e o arte-finalista, nem na de abertura.

Como o gibi do Cebolinha já está em 1977 vai ser normal encontrar algumas histórias que foram republicadas em Almanaques da Editora Globo, coisa que sempre acontece direto nas histórias dos gibis do Chico Bento e Cascão da CHTM. Até porque os traços já estavam mudando e davam para lembrar as dos anos 80.

Dessa vez tiveram 2 histórias desse gibi do Cebolinha republicadas em almanaques da Globo: a de abertura (republicada em 'Coleção Um Tema Só Nº 4 - Mônica Superestrela', de 1993) e "Fantasiados" (republicada em 'Coleção Um Tema Só Nº 13 - Mônica Carnaval', de 1996), em que Cebolinha e Cascão se fantasiam de  homem, com Cebolinha na parte de cima e Cascão, na de baixo e um apronta com o outro até chegar ao baile a fantasia de carnaval.
_CHTM_50_%2806%29.jpg (482×730)
Trecho da HQ "Fantasiados"
Destaques para as histórias "Papa vento", em que o cata-vento do Cebolinha funciona só quando ele fala palavrão, com detalhe da mãe, Dona Cebola, dando surra na bunda do Cebolinha porque ele falou palavrão, coisa inadmissíveis hoje em dia; "Tarugo" em que o Tarugo cai em um golpe do Mico Lino de arrumar um tônico capilar para nascer cabelo (o Mico Lino é um antigo personagem que está sumido dos gibis); e "Mais um plano infalível (pra variar)" com um plano infalível do Cascão se disfarçar de chinês e oferecer um pastel da sorte para Mônica. Muito hilária essa e os traços bem parecidos com os dos anos 80, só que com contornos um pouco mais finos e  bochechas levemente pontiagudas.

Chico Bento - "O cão lambão" - Chico salva um cachorro de um riacho e o cachorro passa a não desgrudar dele, além de ser carinhoso demais com todos.

Esse gibi, infelizmente, foi marcado por muitas alterações do caipirês do Chico. Não mudaram histórias completas, mas alguns quadrinhos aleatórios, chegando a ter, inclusive quadrinho com palavra alterada e outra não. Destacando algumas alterações, na história de abertura mudaram "verdade" mudaram para "vredade" para ficarem igual ao caipirês atual, já que na época essa palavra não era acaipirada, como mostro na comparação abaixo:
_CHTM_50_%2807%29.jpg (778×292)
Comparação da HQ "O cão lambão"
Em um quadrinho dessa mesma história mudaram a palavra "abanano" para "abanando" para seguir o caipirês atual, mas a palavra "lambeno" não mudaram. Não dá para entender porque mudar uma palavra e outra não. Aliás, dá para perceber que chegaram a alterar a palavra "lambeno" e mudaram depois, já que a fonte está meio diferente comparando com a original.
_CHTM_50_%2808%29.jpg (753×300)
Comparação da HQ "O cão lambão"
Na história "Guilhermina, a temperamental" (em que o Chico tira leite da vaca no meio da estrada, impedindo um homem de passar com o carro) mudaram "ovino" para "ovindo" em um quadrinho, mas em outro quadrinho depois mantiveram a palavra. Como se o público não soubesse o que o Chico tava falando. Ora, tudo que termina com gerúndio "-ando" era "-ano", não tem complicação. Além disso, o homem não foi colorido de vermelho em um quadrinho como foi na original de 1984, tirando assim, a intensidade de raiva, que o homem estava sentindo na hora. Como uma simples mudança de cor pode mudar o sentido de uma cena. Abaixo, a comparação, com todas as imagens originais enviadas por André Felipe:
_CHTM_50_%2809%29.jpg (950×350)
Comparação da HQ "Guilhermina a temperamental"
De 7 histórias, 2 sem créditos nenhum e apenas 2 com créditos completos. Na história"Prenderam Tupã" do Papa-Capim (em que o Papa-Capim pensa que um caçador prendeu Tupã dentro de uma espingarda porque confunde o barulho do tiro com trovão) teve roteiro e desenho da Rosana Munhoz. Era raro histórias escritas por ela no inicio dos anos 80 na Editora Abril. Ela era mais desenhista, de preferência as histórias do Papa-Capim. A última história "Muito castigo por um ladrão de goiabas" (em que o Chico passa mal com goiabas roubadas do Nhô Lau, que aproveita para castigar o Chico ainda mais), foi com desenhos dela também.

Cascão - "O limpo" - Cascão fica de olho em uma menina que passou na rua, abandonando a Cascuda, mas a menina o despreza por ser sujinho demais.

A Cascuda já estava começando a se tornar namorada oficial do Cascão, mas mesmo assim ainda tinha história do Cascão com outras namoradas ou dando em cima de outras garotas, inclusive nos anos 90. A Rosana desenhou essa história de abertura, com destaque para a menina com um estilo diferente e também a Cascuda foi desenhada com nariz diferente, em forma de "c" em vez da forma "acento circunflexo".
Trecho da HQ "O limpo"
Nos comentários, de 6 histórias, em 3 mostraram algum crédito, sendo roteiro só mostrou nas 2 primeiras e em nenhuma falou de quem fez a arte-final. Destaque para a história"Aquele que ronca alto", em que o Cascão vai dormir na casa do Cebolinha, que não consegue dormir com os roncos altos do Cascão. Traços maravilhosos, pena que não mostrou quem desenhou (aliás, nessa não foi falado nem quem fez o roteiro).

Esse gibi teve alteração na história "Penadinho apaixonado", em que ele se apaixona por uma menina viva que vai visita ro cemitério. No início eles não tinham consenso se a Dona Morte era homem ou mulher, principalmente porque tinha sombras rachuradas no rosto. Tinha roteirista que tratava como homem, outros como mulher. Então, como mostro na comparação a seguir, no gibi original a Dona Morte foi chamada de "ele" pelo Zé Vampir e agora nessa CHTM mudaram para "ela". Foi falado isso nos comentários do Paulo Back, mas mesmo assim acho que não tinha que mudar o texto. Imagem original enviada por André Felipe:
_CHTM_50_%2811%29.jpg (774×599)
Comparação da HQ "Penadinho apaixonado"
Assim como o gibi do Chico Bento, esse do Cascão não teve tirinha no final, então não tiveram alterações em relação a isso.

Magali - "De mal com todo mundo" - Todos os amigos ficam de mal com a Magali por causa dos constrangimentos que ela causa em relação a sua gula exagerada e como a Magali fica deprimida, ela resolve fugir de casa.

Essa história foi escrita pela Rosana, muito bom os traços, com direito a curvas nos olhos quando os personagens estão com muita raiva. bem interessante a vista do bairro do Limoeiro em um só quadrinho, ocupando toda a página 9 do gibi.
_CHTM_50_%2816%29.jpg (499×300)
Trecho da HQ "De mal com todo mundo"
A Denise mais uma vez desenhada diferente. Como só aparecia de vez em quando e não tinha traços definidos, cada história ela era desenhada diferente. Uma pena que nos comentários não mostrou quem desenhou e arte-finalizou. 
_CHTM_50_%2812%29.jpg (466×300)
Trecho da HQ "De mal com todo mundo"
De 7 histórias comentadas, nenhuma com créditos completos, faltando sempre alguma informação. Procuraram colocar mais roteirista de cada uma. Destaque para a história "Pro nosso bem", com a Magali interessada e pensando como seria namorar outro menino, sem ser o Quinzinho, já que de vez em quando ela namorava outros meninos sem ser o Quinzinho, que ainda não era namorado oficial dela. O menino dessa história, o Marinho, foi uma caricatura mirim do roteirista da história, Mario Mattoso.

Teve também a estreia da propaganda "Quem é? Quem é? Quem é?" em um gibi da Magali. Estreou nos gibis de fevereiro de 1991, mas nos quinzenais foi em maio porque tinham 3 páginas internas reservadas a propagandas e essas ocupavam 2 páginas e, com isso,  tirava o espaço de outro anunciante. Nas revistas quinzenais para anunciar gibis dos personagens, procuravam mais colocar as outras de 1 página também lançadas em 1991.

Nessa edição da Magali a propaganda foi anunciando a revista do Chico Bento, só que infelizmente tão pequena que só com uma lupa para enxergar as charadas da primeira página da propaganda. Em todos os gibis, aliás, os anúncios ficaram microscópicos, colocam mesmo só para constar. E ainda esqueceram de colocar a propaganda do Disque Mônica da "Telesp" que saiu na revista original.

A tirinha foi mudada, tirando o nome da Magali no alto e com ampliação de desenhos que estão fazendo desde a CHTM # 47, mas pelo menos não mudaram a arte no 2º quadrinho , não tirando o contorno envolvendo os personagens, mudando para um quadrado padrão como o absurdo que fizeram na CHTM # 49. Porém, corrigiram a parte branca da melancia que não colocaram na original e mudaram de lugar a posição da assinatura do Mauricio e . Talvez para ficar num lugar mais visível. Vai entender. Abaixo a comparação:
_CHTM_50_%2813%29.jpg (834×600)
Comparação das tirinhas de 1991 e da CHTM # 50
A capa do gibi com pouca alteração, teve um tom de colorização diferente. Era fundo azul na original e agora mudaram para um tom mais cinza. Teve mudanças também na proporção dos desenhos, diminuindo um pouco para poder caber o selo da CHTM e o informativo que não pode ser vendida separadamente e o canto do jogo de amarelinha ficou cortado por causa do selo da CHTM. Como se fosse um código de barras, se tivesse na original. Abaixo a comparação das capas:
_CHTM_50_%2814%29.jpg (848×600)
Comparação das capas de 1991 e da CHTM # 50
Então, esta foi a resenha da última Coleção Histórica Turma da Mônica lançada. Em todas as contracapas das revistas desse volume há um bilhete do Mauricio contando sobre o cancelamento da coleção e a possibilidade de criarem outro formato para republicação de histórias antigas e clássicas. Não fala o motivo, apenas que o projeto já cumpriu a sua missão, ou seja, fechou um ciclo e já deu o que falar.
_CHTM_50_%2815%29.jpg (507×730)
Bilhete do Mauricio presente nas contracapas dos gibis da CHTM # 50
Há algumas possibilidades de motivos do cancelamento da CHTM que listei. Pode ser uma delas ou até mesmo todas essas ao mesmo tempo:

  • Crise do país que afeta o mercado de quadrinhos. Vários outros títulos da MSP foram cancelados e até outros gibis fora da MSP, como Luluzinha e Bolinha e então a CHTM foi mais uma de tantos cancelamentos;
  • Poucas vendas, já que quem compra mesmo é o público adulto;
  • O pessoal compara a alta qualidade das histórias antigas e desiste de comprar os gibis novos, desiludido com a fase atual;
  • Muitas cenas incorretas que mesmo avisando nos comentários que hoje em dia não fazem mais histórias daquele jeito e sendo uma publicação mais voltada aos adultos, há crianças que compram e leem e mães reclamam de tanta coisa incorreta;
  • Querem criar outro formato de republicações mais lucrativo, como versão digital ou aplicativo de celular ou encadernados de luxo, visto que a CHTM até que é não é cara, custando R$ 19,90 por 5 gibis, fora o custo da caixa dos boxes e não sofreu reajuste desde que foi lançada em 2007.

Convenhamos também que estavam mudando muito o conteúdo para ficar conforme as edições atuais que estragam as histórias, que ficavam completamente diferente do conteúdo original. Nesse volume mesmo tiveram várias alterações, como puderam ver na postagem, além das edições anteriores. Já chegaram ao ponto de alterar, inclusive, desenhos da história inteira como foi em uma história do Cebolinha da CHTM # 48. Muitos absurdos nessas alterações e completamente desnecessárias. Por isso acho sempre melhor comprar as originais em sebos ou na internet.

Vamos aguardar os novos projetos da MSP e se terá outro formato de republicações dessas histórias clássicas.
mauricio80anos.png (713×227)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2015/12/colecao-historica-n-50-ultima-edicao.html

Charge N°42752!

migueljc.jpg (430×360)

Charge N°42751!

paixao3.jpg (480×340)

Charge N°42750!

paixao2.jpg (480×320)

Charge N°42749!

paixao.jpg (480×320)

Charge N°42748!

mariano3.jpg (480×330)

Charge N°42747!

mariano2.jpg (480×355)

Charge N°42746!

mariano.jpg (480×331)

Charge N°42745!

iotti3.jpg (345×360)

Charge N°42744!

iotti2.jpg (351×360)

Charge N°42743!

AUTO_newtonsilva.jpg (480×360)

Tiras N°7161 : WillTIRANDO - Will Leite!

PAPAI-NOEL-KAHN.png (720×250)
ANESIA-NETA-SILICONADA.png (720×250)
VIVA-INTENSAMENTE-AMIGO-OCULTO-2.png (700×1013)

Charge N°42742!

duke5.jpg (390×360)

Charge N°42741!

duke4.jpg (480×300)

Charge N°42740!

duke3.jpg (390×360)

Charge N°42739!

duke2.jpg (480×300)

Charge N°42738!

duke.jpg (480×310)

Charge N°42737!

clayton4.jpg (441×360)

Charge N°42736!

clayton3.jpg (363×360)

Charge N°42735!

clayton2.jpg (441×360)

Charge N°42734!

clayton.jpg (403×360)

Charge N°42733!

iotti.jpg (398×360)

Ria...Se Puder N°4718 - VOCÊ PERCEBE QUE 2016 VAI COMEÇAR BEM...

primeirojaneiro.png (617×616)

Charge N°42732!

AUTO_pires.jpg (480×360)

Charge N°42731!

AUTO_samuca2.jpg (480×277)

Charge N°42730!

AUTO_samuca.jpg (480×278)

Charge N°42729!

AUTO_pelicano.jpg (475×360)

Charge N°42728!

AUTO_myrria.jpg (480×310)

Charge N°42727!

AUTO_sinovaldo.jpg (468×360)

Charge N°42726!

AUTO_sinfronio2.jpg (438×360)

Charge N°42725!

AUTO_waldez.jpg (480×320)

Charge N°42724!

AUTO_pater.jpg (480×354)

Charge N°42723!

AUTO_sid.jpg (480×360)