quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Arquivos Turma da Mônica N°379 - Coleção Histórica Nº 49!

_CHTM_49.jpg (515×730)
Nessa postagem eu comento sobre a 'Coleção Histórica Nº 49', formada pelas 5 revistas números 49: Mônica (1974), Cebolinha (1977), Chico Bento e Cascão (1984), e Magali (1991).

Com o Raposão na capa do box, que marca com o primeiro gibi do Cebolinha de 1977. Tiveram poucas informações de créditos das histórias e as tirinhas mais uma vez alteradas, como estão fazendo desde a CHTM # 47, sendo dessa vez foram principalmente em proporções dos desenhos, ficando muito feias. Além disso, resolveram colocar respostas nos passatempos das revistas da Mônica e do Cebolinha que não tinham nas originais, pois nos primeiros anos os passatempos não tinham respostas, e com isso, mais uma alteração boba em relação às originais.

Sobre distribuição, continua atrasando muito. Esse volume é de setembro e aqui chegou dia 10 de outubro (e como sempre vendendo 1 ou 2 exemplares por banca que vende), sendo que há reclamações que até hoje não chegou em lugares que costumavam ter.
_CHTM_49_%282%29.jpg (768×730)
Histórias de abertura e comentários gerais:

Mônica "Napoleão, o cão" - Mônica ganha do seu tio um cachorro chamado Napoleão, que faz tudo de forma exagerada. Ele ainda ajuda a encontrar 2 bandidos que roubaram a fórmula contra a calvície de um professor.

Napoleão apareceu só nessa história e depois sumiu com a Mônica ficando sem bicho de estimação até ser criado o Monicão em 1994. Curiosamente, o tio da Mônica não apareceu, só foi citado pela mãe dela que o tio tinha deixado o cachorro e que estava no quintal.
_CHTM_49_%283%29.jpg (374×300)
Trecho da HQ "Napoleão, o cão"
Nos comentários foi falado que nessa edição estreou a seção de cartas "Vamos bater um papo?", mas não mostrou pelo menos uma miniatura da página para saber como era. Podiam ter colocado bem pequeno para gente ver a estrutura. Pelo menos foi citado, já que em 'Cebolinha Nº 17' não foi informado sobre isso na CHTM # 17 daquela revista. Nesse gibi foram reservadas só 4 páginas de comentários, correspondendo a 3 páginas de propagandas e 1 da seção de cartas da revista original, e, com isso, o gibi teve mais páginas com histórias. O normal são 6 páginas de propagandas (que agora com a seção de cartas, poderia ter sido 7). Então, histórias de 1 pagina não foram comentadas, diferente dos outros gibis desse Box que tiveram comentários.

Em relação a créditos, de 13 histórias comentadas, só a história "Pescar é uma arte" (em que a Mônica atrapalha o Cebolinha em uma pescaria), que teve créditos completos. Quase todas escritas e desenhada pelo Mauricio na época, mas não pode confirmar isso em todas, já que nessa história tiveram desenhista e arte-finalista diferentes. Na história "O desafio"(em que Cebolinha e Cascão fazem exercícios para ter mais condicionamento físico para correr da Mônica) fala que os desenhos estão diferentes e que já estavam começando a diversificar os traços, mas infelizmente não diz quem desenhou, não mostrando crédito nenhum dessa.

Esse gibi tem muitas histórias do Cebolinha e Cascão, apesar de ter participação da Mônica. Cascão dessa vez teve uma história solo, "Muito precavido", muda de 3 páginas, mostrando o Cascão se prevenindo da chuva com guarda-chuvas quando ele nota presença de nuvens. Essa até já conhecia republicada no livro L&PM "As Melhores Histórias do Cascão", de 1991. Normalmente saia história dele nos gibis do Cebolinha.

Na tirinha no final do expediente, colocaram o nome da Mônica no alto já que está inserido no quadrinho da tirinha e não no lado de fora, sendo que com a ampliação dos desenhos, ficou tudo desproporcional e diferente como foi na edição original de 1974.

Cebolinha - "Luta final" - Um vilão com cabelo em forma de fogo volta à Terra depois de 300 anos para ajustar as contas com o tetravô do Cebolinha, mas acaba confundindo o Cebolinha com o tetravô ancestral dele. Curiosamente, esse vilão não teve nome e só apareceu nessa história, assim como vários vilões da MSP. Este foi lembrado depois, participando em 'Cebolinha Nº 500' (Ed. Panini, 2014).

Esse é o primeiro gibi do Cebolinha de 1977 e a partir de agora  aos poucos vamos ver novos tipos de traços, que já estavam começando a ficar parecidos com os anos 80. A do Horácio nesse gibi (em que ele traz presentes para a sua turma depois de uma viagem), por exemplo, estão praticamente iguais aos anos 80. Terão novos tipos de traços e no final do ano começar a ter os marcantes traços superfofinhos.

Também vamos começar a encontrar algumas histórias republicadas nos almanaques da Editora Globo. Hoje histórias dos gibis do Chico Bento e Cascão da CHTM são quase todas encontradas em vários almanaques da Globo. Normalmente, eles republicavam histórias dos anos 80 mesmo, mas às vezes colocavam histórias do final dos anos 70 a partir de 1977, sendo mais frequente a partir de 1978, principalmente as de miolo que tinham traços bem parecidos com os atuais até então. Porém, nessa edição ainda não não teve nenhuma que saiu em almanaques da Globo.

Muito legal a história "Repousando", em que o Cebolinha descobre que a Mônica está doente e não pode sair da cama e resolve perturbá-la por causa disso. Nela, mais uma vez acontece aqueles tipos de cenas engraçadas com o personagem desesperado com a cara de raiva do outro, perguntando "Fulano? Que cara é essa!? Fulano!??" depois de ter aprontado muito com ele e ficando o mistério de como era a tal cara de raiva e o que ele ia fazer com o outro. Na cena que destaquei abaixo, mostra o Cebolinha desesperado com a Mônica irritada, depois de ter aprontado muito com ela, fazendo a gente imaginar que cara a Mônica fez e o que faria com ele, que foi só revelado no próximo quadrinho. Muito engraçado.
_CHTM_49_%284%29.jpg (762×300)
Trecho da HQ "Repousando"
Infelizmente a edição tiveram poucas informações de créditos e, com isso, não dá para saber quem desenhou cada história. De 11 histórias comentadas, em 6 não tiveram créditos nenhum. O Mauricio escreveu 3 histórias desse gibi. Histórias de 1 página foram comentadas, só a tirinha que não foi.

Em relação a alterações em relação à original, além dos Passatempos com respostas que não tinha na original, mais uma vez mudaram a cor do nariz do Zé Lelé na história "O galinho" (em que ele tem que se lembrar que tem que pegar um galinho no sítio do Nhô Lau durante o caminho). Nos anos 70, o nariz dele era alaranjado ou vermelho. Sempre que tem história dele dessa época eles mudam na CHTM, colocando da cor da pele para não ficar dando impressão que era nariz de palhaço e dessa vez não foi diferente. Não gosto dessa mudança, já que não preserva como saiu nos gibis originais e acho que tinha que manter assim na CHTM. A seguir comparação, com imagem da original enviada por André Felipe.
_CHTM_49_%285%29.jpg (769×297)
Comparação da HQ "O galinho": cor do nariz do Zé Lelé diferente
Na tirinha dessa vez apareceu o nome do Cebolinha no alto porque na original foi inserida no quadrinho, mas a proporção alterada de forma lamentável. Como ampliam os desenhos, eles ficaram muito diferentes, com quadrinhos retangulares em vez de ficarem quadrados como na original e, então, os desenhos ficaram desproporcionais com personagens mais gorduchos. Ficou horroroso assim. Abaixo a comparação, com imagem da original enviada por André Felipe. Lembrando que o espaço vermelho que deixo é porque o gibi original era 2 centímetros maior na altura:
_CHTM_49_%286%29.jpg (773×600)

Comparação das tirinhas de 1977 e da CHTM # 49
Chico Bento - "Um peixe fora d'água" - Chico salva um peixe de ser pescado, acaba caindo no lago, batendo de cabeça e, então, como gratidão, o peixe que o Chico salvou o transforma em peixe com intenção de salvar a sua vida.

Apesar de no gibi como um todo preservar o caipirês dos personagens como saiu no gibi original, teve alteração em relação a isso na história "Vai atender ou não?", em que o Chico é confundido com o cara que trabalha no posto de gasolina, causando muita confusão. Nesse quadrinho abaixo, mostra o Chico falando "chamando", sendo que na original era "chamano".
_CHTM_49_%287%29.jpg (418×300)
Trecho da HQ "Vai atender ou não?"
Além disso, teve uma suposta alteração na fala do Zé da Roça nessa mesma história. Quando começaram a colocar os personagens falando caipira em 1980, O Zé da Roça e o Hiro falavam caipira também, chegando até alterar isso nos almanaques da Editora Abril daquela época. Mas quando o Chico ganhou o gibi próprio em 1982, eles passaram a falar certo para dizer que são mais inteligentes na escola. No quadrinho dessa história, tem umas fontes diferentes, principalmente nas letras "R" em tom mais negrito, que podia ter sido "confiá" e "chegá", por exemplo, em vez de "confiar" e "chegar", respectivamente.

Em 1984, o Zé da Roça já não falava caipira. Então, ou na original saiu com ele falando caipira sem querer e alteraram isso na Coleção Histórica, ou na época eles colocaram o Zé da Roça falando caipira antes de finalizar o gibi e em cima da hora consertaram ficando as letras diferentes do que no resto. Só com o gibi original para confirmar isso. Abaixo, a cena:
_CHTM_49_%288%29.jpg (756×300)
Trecho da HQ "Vai atender ou não?"
Nos créditos nos comentários, de 6 histórias, só 3 que mostram roteirista e só na abertura fala quem foi o desenhista. Ainda nos comentários, fala de erro de cores na 2ª história do Papa-Capim desse gibi, mas não mostra o scan da original. Como história de destaque"Dentista?! Deus me livre!", em que a Dona Cotinha, mãe do Chico dá dinheiro para ele ir ao dentista para tratar da dor de dente e ele gasta tudo com pirulitos. História divertida e muito incorreta, mostrando um Chico desobediente com a mãe.

Como não teve tirinha no final, não teve alteração em relação a isso. Quando tinha uma propaganda na original, então na CHTM colocam no lugar só uma imagem do Chico pescando falando que não pode perder a CHTM.

Cascão - "A sobrinha que veio limpar o Cascão" - Cleide, a sobrinha das irmãs Cremilda e Clotilde, chega para armar um plano de namorar o Cascão para poder dar banho nele.

De 6 histórias comentadas, só 2 com créditos completos e em 3 sem crédito nenhum. As propagandas cada vez em tamanho menor que não dá para ler nada. Detalhe que não só as desse gibi do Cascão, assim como em todas desse Box. Já que não colocam em tamanho original, podiam colocar as propagandas de uma forma que dê para ler o texto.

Destaque da história do Bidu, "O dia em que roubaram o roteiro da historinha". Nela, alguém bate no Manfredo e roubam o roteiro da história do Bidu e eles arrumam um detetive para solucionar o mistério de quem roubou. Afinal, sem roteiro não tem como ter história. Muito engraçada, principalmente a parte que encontram um suposto cachorro que havia roubado e ele diz que nunca roubaria história do Bidu porque são chatas demais e que só dar risada com as do Chico Bento. Isso para mostrar que ninguém gosta das histórias do Bidu. Eu, particularmente, gosto.
_CHTM_49_%289%29.jpg (408×300)
Trecho da HQ "O dia em que roubaram a historinha"
Outra história bem bacana é "O fantasma do Cascão", que encerra o gibi, em que a Mônica tenta dar um susto no Cascão, e então ele finge que morreu e que virou fantasma para assustar a Mônica como alma penada e tirar proveito da Mônica pagar sorvete para ele. Interessante o aviso no início da história falando que se tem coração fraco e não aguenta emoções fortes que para não ler a história. Muito criativo.

Esse gibi também não teve tirinha pelo mesmo motivo de ter propaganda no lugar na original de 1984, e, então não teve alteração só por causa disso.

Magali "Pão pão, beijo, beijo!" - Quinzinho pensa que a Magali namora ele só por interesse por ele ser filho do padeiro e arma um plano para tirar a prova, inventando que a padaria faliu.

Os traços dessa história são lindos, com desenhos fofos e com ângulos diferentes. O roteiro foi da Rosana, mas infelizmente nos comentários não falou quem foi o desenhista nem arte-final. Sempre nas melhores não mostram quem desenhou.
_CHTM_49_%2810%29.jpg (807×297)
Comparação da HQ "Pão, pão, beijo, beijo!":  cabelo do Quinzinho com cores diferentes
Mais uma vez o tom do cabelo do Quinzinho saiu diferente.  O cabelo dele era claro e agora mudaram colocando marrom escuro, como sempre fazem na CHTM, mas deixando assim fica muito diferente da original. E só lembrando que o menino negro apareceu sem lábios, mas dessa vez não foi alteração. Realmente na original ele não tinha lábios. Abaixo a comparação do tom do cabelo do Quinzinho:
_CHTM_49_%2811%29.jpg (775×607)

Comparação da HQ "Pão, pão, beijo, beijo!": cabelo do Quinzinho com cores diferentes
Esse gibi com muitas histórias de 1 ou 2 páginas, algumas dos anos 70 e de tabloides que foram aproveitadas. A história "Que tal" (com Magali e Cebolinha em uma lanchonete) é do final dos anos 70 e a da Branca de Neve havia saído em 'Cebolinha Nº 1' (Ed. Globo, 1987), sendo que na ocasião foi em 1 página e agora colocaram a mesma história com desenhos ampliados de forma que ocupem 2 páginas. Costumavam republicar as vezes histórias e tabloides de 1 ou 2 páginas antigas, quando faltavam número de páginas para concluir o gibi a tempo de chegar nas bancas. Afinal, em maio de 1991 saíram 3 gibis da Magali: Nº 49, 50 e 51.

De 7 histórias, 2 sem créditos nenhum. E com créditos completos, só "A hora da mama", que mostra a mãe da Magali comendo para caramba para ter leite suficiente par amamentar a Magali, ainda bebê. Outra história legal foi "Voando alto", em que a Magali voa ao segurar uma pipa para o Cascão de tão magrinha que ela é. Nessa nem mostra comida, e, sim, só a característica da Magali ser magra demais, que come e não engorda e passar sufoco por isso. Sempre rendiam ótimas histórias.

A tirinha no final foi alterada de forma lamentável, dessa vez não só em relação ao nome da Magali no alto que ficou omitido e ampliação de desenhos, mas também modificaram os quadrinhos dela. O texto ficou diferente no 1º quadrinho, mudando de "Puxa! é mesmo, Cebolinha!" para "Poxa! Obrigado, Cebolinha!" só porque a Magali não agradeceu no gibi original de 1991 e mudaram isso por causa do politicamente correto. É cada bobeira que fazem questão de mudar.

Além disso, a grama foi pintada de verde e fizeram um contorno no 1º quadrinho que não tinha na original e mudaram a arte do 2º quadrinho, tirando o contorno envolvendo os personagens, mudando para um quadrado padrão, e, com isso, tirando a arte da época. Afinal, era muito comum quadrinhos terem contornos diferentes para mostrar outras formas além do tradicional quadrado e retângulo e com essas alterações ridículas assim tiram a magia da época. Abaixo a comparação.
_CHTM_49_%2812%29.jpg (838×600)
Comparação das tirinhas de 1991 e da CHTM # 49
A capa com pouca alteração, com leve redução do desenho, pouco degradê e tiraram o logotipo da Globo nas capas dentro da bandeja e nem colocaram os da CHTM no lugar, como já era de se esperar. Deixaram mesmo só a ilustração da Magali nas capas dentro das bandejas. Ao menos mantiveram o logotipo original das capas dentro das bandejas, ocupando todas a largura do gibi diferente do logotipo principal que não ocupou a largura do gibi na CHTM. Abaixo a comparação:
_CHTM_49_%2813%29.jpg (845×600)
Comparação das capas de 1991 e da CHTM # 49
Ainda em relação à capa, a original de 1991 teve uma etiqueta de preço bem grande nos gibis que foram vendidos de segundo lote. As revistas sem etiqueta custavam Cr$ 100,00 enquanto que as com etiqueta custaram Cr$ 110,00. Como nos comentários o Paulo Back colocou que a revista custou Cr$ 100,00, a MSP têm a versão da revista com etiqueta. Bem interessante. A versão que eu tenho é sem etiqueta e então mostro como foi a versão com etiqueta, com imagem que pesquisei tirada da internet.
_CHTM_49_%2814%29.jpg (546×730)

Capa de 1991 na versão com etiqueta
mauricio80anos.png (713×227)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2015/10/colecao-historica-n-49.html

Charge N°41603!

chargedodia02.jpg (567×412)

Tiras N°7036 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

CQwbET0WIAASjbU.jpg (599×182)
CRunAUqXAAAenz0.png (598×180)
CS7ZKvNWUAII3fm.png (598×181)
CRPwaT1XAAARCAQ.jpg (597×186)
10519511_562301150568020_2135155374426376523_n.jpg (720×603)
Está aí uma verdade! #DiadoDesigner

Charge N°41602!

chargedodia01.jpg (567×412)

Colecionando QUADRINHOS N°4 : [IMPORTADOS] Asterix - Le storie più belle (Italiano)!

DSC04724+(2).JPG (480×640)
Olá pessoal, meu interesse por gibis importados tem aumentado nos últimos anos, desde que conheci e passei a colecionar Topolino. Seja em inglês, francês, italiano ou alemão, os quadrinhos da coleção tem me ajudado na compreensão de outros idiomas, e fazer isso na companhia dos queridos personagens de gibis é uma delícia. Desta vez, é a turma do Asterix que chega para abalar o Império Romano, e cobrir de gargalhadas toda a região da Gália antiga. 
DSC04725+(2).JPG (640×480)
"Estamos no ano 50 a.C. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos ... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum ..."
DSC04726+(2).JPG (480×640)
As aventuras de Asterix e Obelix, foram escritas e/ou desenhadas por Albert Uderzo eRenné Goscinny desde 1959 até 1977 o ano de falecimento de Goscinny. Uderzo então continuou sozinho até 2010 quando aposentou com 84 anos de idade, depois disso, outros artistas assumiram os personagens. 
DSC04727+(2).JPG (640×480)
As hqs de Asterix e sua turma geralmente começam com o prólogo lá de cima, e suas histórias giram em torno das tentativas frustradas de ocupação dos Romanos da região habitada por Asterix e seus amigos, os gauleses. Com a ajuda da tal "poção mágica" que lhes dá força extra, os romanos acabam sendo sacos de pancadas nas mãos destes adoráveis personagens. Panoramix é o velho que prepara a poção, diz a lenda que Obelix caiu de cabeça no caldeirão de poção, quando era ainda um bebê, e daí vem sua força descomunal (e também tem um apetite fora do comum), mas, isso não tem nada a ver com a poção,rs. 
DSC04728+(2).JPG (640×480)
O que percebo nas histórias de Asterix, é uma agradável ironia existente entre os diversos povos e nações européias, e falo de coisas arraigadas há muitas gerações, em centenas de anos. A gente observa estereótipos nas hqs, desde o jeitão de falar dos Bretões, a preferência por cerveja ou chá de cada etnia, os baixinhos portugueses e todo tipo e trejeitos regionais. Gosto disso... 
DSC04730+(2).JPG (640×480)
Gosto também da mensagem subliminar das hqs de Asterix, da resistência à opressão, válidas para qualquer período histórico ou regional, nazistas, imperialistas ianques, ditadores da américa latina, asiáticos ou seja lá o que for. Resistir às injustiças é um direito de todo cidadão, incomodar os poderosos, ser um pé-no-saco de quem se acha superior. Adoro isso...
DSC04729+(2).JPG (640×480)
Sempre acompanhei Asterix e seus amigos, porém à distância, nunca realmente colecionei este quadrinho. Lia algum material ao longo dos anos, sempre emprestado de amigos ou em bibliotecas e gibitecas, inclusive nos anos 80, quando frequentava assiduamente a Gibiteca da Vila Mariana em São Paulo. Hoje posso obter edições de Asterix, e essa mesmo da postagem comprei num sebo, neste período que estive na Grande São Paulo no final de ano. 
DSC04731+(2).JPG (640×480)
Adorei o fato de unir duas coisas especiais: Asterix e o idioma italiano, gostaria ainda mais, se a edição fosse em francês, o idioma original do personagem. O volume tem 340 páginas de quadrinhos, o formato é 16 x 24 cm.
DSC04736.JPG (640×480)
São diversas aventuras nesta edição, as que me chamaram mais a atenção são "Asterix e Cleopatra" e "Il Figlio di Asterix", 
DSC04740.JPG (640×480)
sendo que a primeira se passa no Egito e a segunda envolvendo um possível herdeiro (um bebê) filho de Asterix, achei emocionante. 
DSC04739.JPG (640×480)
E você gosta de Asterix e sua turma?
Tem lido e/ou acompanhado o personagem ao longo dos anos?
DSC04742.JPG (480×640)
Fico por aqui, desejando a todos um bom domingo, com muita saúde e bons quadrinhos. 
Depois eu volto...
logocolecionandoquadrinhos41.png (618×233)
Créditos;)  Paulo Gibi http://colecionandoquadrinhos.blogspot.com.br/2015/01/importados-asterix-le-storie-piu-belle.html

Charge N°41601!

cartumdodia.jpg (567×412)

Tiras N°7035 : Salmonelas - Benett!

12184242_893931320683553_1310626706146007687_o.jpg (720×243)
12065875_894344300642255_1514521494120245718_n.jpg (720×251)
12105928_894536490623036_7055537660787458658_n.jpg (720×245)
12194799_894763467267005_921445065848067064_o.jpg (720×243)

Charge Especial N°41600!

735_1244.jpg (735×735)

Submundo HQ N°7 : "Coleção Histórica Marvel - 4 Fantástico" (Vol. 2): A Chegada de "Galactus" e do "Surfista Prateado"....

CHM+2.jpg (337×500)
A "Coleção Histórica Marvel do 4F".... Volta às bancas com mais uma seleção de clássicos de: Stan Lee, Jack Kirby, e John Buscema (em histórias produzidas nos anos 60 e 70)!
O Vol. 2 traz uma seleção temática com a 1º aparição de "Galactus - O Devorador de Mundos".... E seu arauto: O "Surfista Prateado"!
Confira abaixo:
A "CHM do 4F".... Está de volta, e o Vol. 2 apresenta nada menos do que 2 sagas completas estreladas por "Galactus" e o "Surfista Prateado". O conteúdo traz as ed. originais de "4F" nº 48-50, 120-123, e "Anual 5". São histórias clássicas produzidas nos anos 60 (Stan Lee & Jack Kirby) e início dos 70 (Stan Lee & John Buscema) com a 1º aparição de "Galactus", "Surfista", e "Gabriel" (o espalhafatoso e carnavalesco arauto que aparece na imagem abaixo - e na capa acima da ed. 121)! Todas já publicadas no Brasil em antigas ed. da EBAL e Abril!

A "Chegada de Galactus".... É a épica trilogia publicada nas ed. 48-50 de "4F" e que mostra a 1º vinda do "Devorador de Mundos" à Terra (na companhia de seu arauto: O "Surfista Prateado"). O ser cósmico que se alimenta de planetas foi a maior ameaça já enfrentada pelo quarteto de heróis (que precisou contar ainda com a ajuda do "Vigia" e da rebelião do "Surfista" contra seu mestre). A saga foi publicada pela 1º vez na revista do "Aranha" (da EBAL) e republicada 2 vezes pela Abril (em "Heróis da TV" nº 58-59 e "Origens dos Super-Heróis Marvel 4")!    

"Gabriel - O Andarilho dos Céus".... Ed. 120-123 de "4F", narra a 3º tentativa de "Galactus" em devorar o nosso planeta (a 2º vinda só saiu aqui pela RGE). Aqui, "Gabriel" anuncia o fim do mundo (com direito à trombeta do apocalipse e tudo, rs). Esta é uma das últimas aventuras do "4F" (de 1972) escritas por Stan Lee (com arte de John Buscema) após uma longa passagem pela revista que vinha desde o nº 1 (e foi publicada aqui em "Hulk" nº 3-5 da Abril). Por fim: A 1º história solo do "Surfista" (tirada de "Anual 5")! Nem precisaria ser dito: Mas é material obrigatório!
Até+
sub.png (599×495)
Créditos;) Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2015/11/colecao-historica-marvel-4-fantastico.html

Charge N°41599!

735_1242.jpg (735×735)

Tiras N°7034 : SNOOPY - Charles Schulz!

Snoopy1.jpg (500×164)
12112466_820107374773424_2198442780289307993_n.jpg (434×434)
12196358_1075598179157604_1602665325948279097_n.jpg (612×612)