quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Arquivos Turma da Mônica N°374 - Cebolinha: HQ "De dentista e de louco..."

CB_CCCL.jpg (511×730)
Capa de 'Turma da Mônica Coleção Coca-Cola - Cebolinha' (Ed. Globo, 1990)
Há 25 anos eram lançados os gibis promocionais da "Coleção Coca-Cola". Em homenagem, nessa postagem mostro uma história do Cebolinha em que ele é perturbado pelo Louco em uma consulta ao dentista. Com 8 páginas, foi a história de abertura de 'Turma da Mônica Coleção Coca-Cola - Cebolinha' (Ed. Globo, 1990).

Nela, Cebolinha e sua mãe, Dona Cebola, estão na sala de espera do dentista quando ele é chamado para ser atendido. Cebolinha diz para a mãe que quer ir sozinho e Dona cebola fica orgulhosa, falando que ele já é um homenzinho. Chegando na sala, Cebolinha vê o dentista de costas com um cabelo igual do Louco e sai correndo, fazendo o maior escândalo, gritando que quer ir embora, que o dentista é louco, deixando todas as crianças que estavam no consultório assustadas e Dona Cebola envergonhada.
HQ_CB_De_dentista_e_de_louco+%281%29.jpg (494×730)
O dentista aparece e pergunta quem é louco. Realmente não era o Louco, apenas o cabelo que era igual. Com vergonha, Cebolinha diz que se o dentista que se parece com um amigo dele. Já na cadeira do dentista, ele manda o Cebolinha abrir a boca, examina e diz que vai precisar tirar uma radiografia do dente e sai para ver se a máquina de raio X está preparada.

Nessa hora, o Louco surge no consultório, entra pela janela e põe uma máscara do dentista Cebolinha, que estava distraído não vê o Louco entrando. O Louco, vendo o Cebolinha de boca aberta, grita falando que aconteceu uma tragédia. Cebolinha, sem saber que er ao Louco,  pergunta que tragédia foi e ele diz que ficou surdo porque o Cebolinha está berrando e não escutou nada. Logo percebe que escutou a pergunta e conclui que é o Cebolinha quem está mudo.
HQ_CB_De_dentista_e_de_louco+%282%29.jpg (489×730)
Cebolinha pergunta que história é essa. Louco tenta responder que a história é do Cebolinha, mas não conclui se assustando que o mudo falou. Cebolinha pergunta pela radiografia e Louco fala que vai bem e Cebolinha pergunta se ele não vai ver o que ele tem. Louco responde que ele tem 5 fios de cabelos, uma camisa verde, dois pés e uma cara de bobo. Então, o Cebolinha se irrita e diz que é para ver o que ele tem, apontando para boca. Louco manda abrir mais a boca e entra dentro dela e vai tirando várias coisas dentro, como pente, bola, sapato e até pneu e um cachorro saíram de dentro.
HQ_CB_De_dentista_e_de_louco+%283%29.jpg (485×730)
Louco sai de lá da boca e diz que agora não tem mais nada dentro. Cebolinha pergunta se não precisar (se referindo ao dente) e Louco reclama que não, que é antiecológico e o negócio agora é plantar, pegando uma pá e sementes para plantar uma árvore dentro do consultório. Cebolinha estranha e Louco se convence que não dá para plantar lá, achando melhor plantar na cabeça dele. Louco joga água  de um regador na cabeça do Cebolinha e nasce flores em cada um de seus fios de cabelo. Louco arranca e oferece flores ao Cebolinha e se dá conta que o Cebolinha não é namorada dele.
HQ_CB_De_dentista_e_de_louco+%284%29.jpg (491×730)
Cebolinha começa a estranhar o comportamento do "dentista", falando que ele está muito estranho. Louco o cumprimenta para confirmar que ele não é um estranho. Cebolinha pergunta se ele não vai tratar do dente dele. Louco diz que precisa pegar umas coisas e volta com faca, serrote, machado e nessa hora a máscara cai e o Cebolinha descobre que era o Louco o tempo todo. Cebolinha sai correndo atravessando a parede do consultório de tanto desespero e Louco foge pela janela. Cebolinha abraça a mãe falando que com aquele dentista ele não se trata porque queria arrancar o dente com serrote, machado e alicate, deixando os clientes apavorados e todos fogem, achando o dentista um sádico.
HQ_CB_De_dentista_e_de_louco+%285%29.jpg (509×730)
O verdadeiro dentista volta, perguntando o que está acontecendo lá e o Cebolinha grita para mãe que é o Louco. O dentista fala que maluco é o Cebolinha porque ele saiu para pegar a máquina de raio X e apronta toda aquela bagunça no consultório dele e manda Dona Cebola só trazê-lo de volta quando estiver calmo. Dona Cebola reclama do papelão do Cebolinha e fala que ele ainda tem que tomar injeção e que manda que não apronte mais nada. Cebolinha diz que não, porque injeção agora é colírio e diz que quer ir sozinho para tomar injeção. Ao mesmo tempo que ele está indo à sala para tomar injeção, Louco está entrando pela janela para acontecer uma nova confusão, terminando assim.
HQ_CB_De_dentista_e_de_louco+%286%29.jpg (510×730)
Essa história é muito legal com o Cebolinha se dando mal com o Louco. Histórias com o Louco não foge muito disso, com muitos absurdos, trocadilhos levando tudo ao pé da letra e essa não fugiu disso. Engraçado o Louco entrando na boca do Cebolinha e tirando tudo de dentro, até um cachorro. Só Louco mesmo para conseguir isso. E é mais uma daquelas que só o Cebolinha vê o Louco, deixando dúvida se tudo é coisa da cabeça do Cebolinha ou não, deixando o leitor decidir. Essas que mostra um Cebolinha esquizofrênico e fica a dúvida da existência do Louco são as melhores.

Os traços são excelentes, por sinal, contornos bem grossos e caprichados. Na postagem a coloquei completa. O final  foi muito bom, permitindo o leitor imaginar o que aconteceu depois quando o Cebolinha entrou na sala de injeção e viu o Louco lá e, então, o leitor pode inventar uma nova história com o que aconteceu. Acontecia isso em algumas histórias na época. 
HQ_CB_De_dentista_e_de_louco+%287%29.jpg (498×730)
Essa história foi uma das inéditas da "Coleção Coca-Cola" e a única desse exemplar do Cebolinha. Dessa vez sem código da revista de 1990 que seria publicada se não tivesse a coleção. É que normalmente as histórias inéditas tinham o código do gibi que seria publicada antes de ser reprogramada para sair na "Coleção-Coca-Cola". Se não tivesse, acho que ela seria publicada em 'Cebolinha Nº 45' ou 'Nº 46', de setembro e outubro de 1990, respectivamente.

Teve também uma imagem do logotipo da "Coca-Cola" inserida na história, que eram os únicos anúncios nos gibis dessa coleção e, com isso, a gente não soube como era o desenho daquela cena que teve o logotipo da Coca-Cola no lugar. Quando foi republicada (em 'Coleção Um Tema Só Nº 46 - Cebolinha e o Louco IV' - Ed. Globo, 2005) deu pra descobrir que a cena omitida foi o a cabeça do Louco aparecendo na janela enquanto o Cebolinha estava de boca aberta.

HQ_CB_De_dentista_e_de_louco+%288%29.jpg (490×730)
Normalmente as histórias inéditas da Coleção Coca-Cola não foram republicadas, mas essa foi, assim como a "Bronzeado Moderno" da Mônica. Já as outras inéditas dessa "Coleção Coca-Cola" nunca foram até hoje. Destacando que a divertida "Mingau com chuva" da Magali até chegou a virar desenho animado e adaptada em um livro infantil, mas nunca foi republicada em almanaques convencionais exatamente do jeito saiu na "Coleção Coca-Cola - Magali".

Enfim foi muito bom relembrar essa história "De dentista e de louco...", uma história marcante e inesquecível, publicada há exatos 25 anos.

Para saber mais detalhes sobre a "Turma da Mônica Coleção Coca-Cola" como um todo, entre aqui:
mauricio80anos.png (713×227)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2015/09/cebolinha-hq-de-dentista-e-de-louco.html

Charge N°41447!

735_1236.jpg (735×735)

Charge N°41446!

735_1235.jpg (735×735)

Tiras N°7018 : Rua Paraiso - Amorim!

quadrinhos9.jpg (567×170)
quadrinhos10.jpg (567×170)
quadrinhos11.jpg (567×170)
quadrinhos12.jpg (567×170)

Charge N°41445!

735_1234.jpg (735×735)

Charge N°41444!

735_1233.jpg (735×735)

Socializando HQ N°5 : [Revista] Edição Extra N° 207 - Feitiços e Bruxarias!

edi%C3%A7%C3%A3o+extra+-+feiti%C3%A7os+e+bruxarias.jpg (288×400)
Edição Extra n° 207 - Editora Abril - 1992
Capa de Euclides K. Miyaura
O mundo Disney é bem fabuloso e fascinante, nos deixa curiosos e entusiasmados. Nos quadrinhos isso não é diferente, pois são neles que ainda vemos a essência dos personagens mais tradicionais que se transformaram em verdadeiros talismãs para a empresa. Ainda que no Brasil, em meio a esses altos e baixos de economia, as publicações ainda não representam algo tão glamouroso do que parece ser lá fora, sobretudo na Europa, onde a produção contemporânea anda a todo vapor e tem obtidos expressivos resultados. 

Vasculhando na Internet - em uma daquelas horas que procuramos assuntos nada a ver com quadrinhos e disney - eis que encontro uma imagem de uma revista que nunca tinha visto. Fui pesquisar em um bom site brasileiro que cataloga grande parte dessas publicações nacionais e descobri coisas que achei bem interessantes - e agora, nesta semana de Halloween, pensei que seria uma boa ideia aproveitar a "coincidência" para compartilhar com vocês:

- BRUXA ESQUENTADA  desenhos de Carlos Edgard Herrero

- UM FANTASMA PARA MIN   trama: Joel Katz - roteiro: Donne Avenell - desenhos: José Maria Millet Lopez

- O ANEL DAS CALAMIDADES   trama: Paul Halas - roteiro: Jack Sutter - desenhos: José Colomer Fonts

- LINDONA!   roteiro: Michael Begovich - desenhos: Antoni Gil-Bao

- O ORÁCULO DO NORTE   trama: Paul Halas - roteiro: Jack Sutter - desenhos: Daniel Branca

- VARINHA DE BUNJIBA   trama: Paul Halas - roteiro: Charlie Martin - desenhos: José Maria Millet Lopes

Curiosamente, não encontrei informação do mês em que foi publicada, apenas percebi o ano (1992). Tenho muito apreço pela Madame Min e Maga Patalójika, as duas bruxas que ilustram a capa e possuem um grande acervo de HQs que só os veteranos mais antigos podem testificar a veracidade desta afirmação. Eram tempos onde o universo das tramas era bem mais amplo, com historinhas envolvendo a Branca de Neve, Pinóquio, Ursinho Puff, Banzé, Mogli e muitos outros que, se você tem 15 anos ou menos, certamente não faz a menor ideia de quem são. 

Maga Patalójika ainda aparece sempre atazanando a vida do Sr. Patinhas, sempre em busca de sua moedinha número 1, pois ela acredita (assim como ele também, que a protege com toda a vitalidade de sua alma) que trata-se de um talismã e que fora ela (a moedinha da sorte) a responsável pelo império sempre crescente do pato. Então, uma vez de posse do suposto amuleto, ela se tornaria a bruxa mais poderia do mundo (e o pato acredita simplesmente que ele perde sua fortuna num passe de mágica, através de sucessivos acontecimentos desastrosos). 

Madame Min já possui um universo mais independente. Até já aconteceu de ela contracenar com algumas figurinhas bem conhecidas - inclusive, há no seu curriculum uma mancha negra, ou melhor dizendo, um Mancha Negra, já que ela é caidinha de amores pelo vilão. Mas ela não precisa dos patos, ratos, cães e papagaios para encabeçar uma trama. Maga, por sua vez, é sua melhor amiga. Portanto, não é difícil encontrar as duas se envolvendo em trapalhadas. Para dizer a verdade, acho essas duas uma dupla perfeita!

Esta edição é toda dedicada a elas. São 68 páginas contendo 6 histórias que, apesar de não me lembrar, tenho certeza de que me divertiriam bastante. Uma curiosidade é que neste site informa que apenas uma dessas HQs foi republicada mais de uma vez. Trata-se de "O ANEL DAS CALAMIDADES" que se encontra em Tio Patinhas n° 361 (1995). As demais, pelo menos ao que consta lá, nunca foram republicadas. Meio estranho perceber esse fato, uma vez que elas eram populares na década de 60, 70, 80 e até 90. Mas, fica ao menos a sensação de que seria uma boa hora para essas histórias ganharem uma boa restauração para uma nova publicação. Afinal, já fazem 13 anos! O que vocês acham? 
socializando.png (689×153)
Créditos;) Fabiano Caldeira http://www.socializandohq.blogspot.com.br/2015/10/revista-edicao-extra-n-207-feiticos-e.html

Charge N°41443!

735_1232.jpg (735×735)

Charge N°41442!

735_1230.jpg (735×735)

Tiras N°7017 : MAFALDA - Quino!

342.jpg (775×227)
028.jpg (715×216)
Tirinhas-da-Mafalda-literatura.jpg (763×235)
Edição anterior > Tiras N°6807 : MAFALDA - Quino!
12122645_721026718030768_5093609153552280724_n.jpg (453×650)

Charge N°41441!

735_1229.jpg (735×735)

Charge N°41440!

735_1228.jpg (735×735)

Submundo HQ N°4 : Review: "Os Fabulosos X-Men", "TEX", "Justiceiro", "Astro City 2", "Hellblazer", e Mais...

Fabulosos+XM+1.jpg (306×565)
Novos "Reviews" com MAIS uma fornada de gibis comentados. As avaliações seguem o sistema de NOTAS: "RUIM", "REGULAR", "BOM", "MUITO BOM", e "EXCELENTE"(equivalente à escala de 1 a 5 estrelas)!!!


Neste "Review" tem 5 edições da SALVAT: "Fabulosos X-Men" (capa-vermelha),"Justiceiro - Bem-Vindo de Volta, Frank" 1 e 2, "Invasão Secreta", "Thor - Em Busca dos Deuses".... E ainda: "TEX Gigante em Cores 7 - O Pueblo Perdido", "TEX Ouro 80 - A Morte do General Custer", "Hellblazer - Infernal 5", "Astro City 2", e "Vertigo Especial 3 - Jonny Double"!!!


Confira abaixo... (lembrando que as críticas expostas nesta coluna são mera opinião pessoal):
tex+gigante+7.jpg (800×1118)
"Fabulosos X-Men" + "Thor - Em Busca dos Deuses": A capa-vermelha da Salvat reúne numa mesma edição 2 aventuras ESSENCIAIS dos "X-Men": "Dias de um Futuro Esquecido" e "Deus Ama, O Homem Mata" (ambas lançadas pela Panini no ano passado - em edições separadas). Essas 2 HQs mutantes sintetizam com perfeição as mensagens que a série sempre tentou passar (o preconceito, as diferenças, a intolerância, a busca por uma convivência harmônica entre humanos e mutantes, etc). É o melhor da fase áurea dos "X-Men". NOTA: "EXCELENTE" [*****]!!! Já o "Thor" traz o 1º arco da fase Dan Jurgens & John Romita Jr. (publicado aqui na revista "Marvel 2000" - Ed. Abril). A volta do Deus do Trovão após a famigerada saga: "Heróis Renascem", tem bastante ação aliada a uma narrativa leve e despretensiosa. Só erra ao tentar mesclar "Thor" novamente a uma contra-parte humana (sem carisma nenhum). Diverte, mas falta um tom mais sóbrio e épico. NOTA: "REGULAR" [**]!!!
Vertigo-especial-3.jpg (700×1070)
"Justiceiro - Bem-Vindo de Volta, Frank" 1 e 2: Dividida em 2 edições pela Salvat (já havia saído no mix de "Grandes Heróis Marvel - Premium" da Abril e num encadernado único pela Panini), esta saga marca a estreia de Garth Ennis à frente do "Justiceiro" (após a tenebrosa fase do "Justiceiro-Anjo" - algo a ser esquecido, rs). Aqui, o humor negro e a violência exagerada e escrachada imperam quando Frank Castle volta à cidade exterminando criminosos de forma descontrolada e com requintes de crueldade. Suas ações geram "imitadores": O "Santo" (padre que mata a machadadas aqueles que confessam crimes a ele), "Elite" (burguês que promove uma "limpeza étnica" em seu bairro), e o "Sr. Troco" (inimigo nº 1 das grandes corporações). Destaque pra maléfica "Mama Gnucci" (matriarca mafiosa que mesmo mutilada - sem os braços e as pernas - ainda é uma adversária mortal pro "Justiceiro") e pro "Russo" (força bruta e pouco cérebro, rs)! NOTA: "EXCELENTE" [*****]!!!
Justiceiro.jpg (362×606)
Justiceiro+2.jpg (476×720)
"Invasão Secreta": As 8 edições da mini-série estão reunidas aqui (é a mesma coisa que já saiu na Panini, só que agora pela metade do preço). De Brian Michael Bendis & Leinil Francis Yu (desenhista muito ruim), a saga mostra que os "Skrulls" estavam infiltrados há tempos no Universo Marvel (disfarçados de heróis e pessoas influentes). A ideia é pra lá de manjada (tendo sido vista inúmeras vezes antes) e tinha como proposta inicial "ajeitar" falhas cronológicas da editora: Só que nem isso conseguiu, e no final deixou ainda mais "furos" na cronologia (tornando de quebra alguns heróis mais idiotas/tapados do que deveriam ser). Péssima em tudo (principalmente numa patética "batalha campal" entre heróis e skrulls - que parece escrita por um moleque no colegial) e bastante confusa (mostrando que essas mega-sagas não se sustentam sozinhas se lidas sem os tie-ins). NOTA: "RUIM" [*]!!!
tex+ouro+80.jpg (800×1046)
"TEX Gigante em Cores 7 - O Pueblo Perdido" + "TEX Ouro 80 - A Morte do General Custer": A bela coleção gigante e luxuosa do "Tex" chega ao seu Vol. 7 com sua melhor história até o momento: "O Pueblo Perdido" (de Nizzi & Ticci). Um feiticeiro índio e sua neta são sequestrados pelos capangas de um ricaço ambicioso que busca um povoado perdido que abrigaria fabulosos tesouros (e também uma maldição). Ação frenética e misticismo se misturam nesta obra-prima do faroeste. NOTA: "EXCELENTE" [*****]! E a mesma dupla de escritor/artista (Nizzi & Ticci) se reúne novamente em "Tex Ouro 80": Pra narrar um fato histórico verídico - A intensa batalha do riacho Little Bighorn (que resultou na morte do General Custer - em um dos maiores massacres registrados nas Guerras Indígenas nos EUA). Saga completa em 332 pág de matança, rs. NOTA: "MUITO BOM" [****]!!!
Hellblazer_05.jpg (700×1070)
"Hellblazer - Infernal 5" + "Vertigo Especial 3 - Jonny Double": A fase de Garth Ennis em "Hellblazer" é disparada a melhor de toda a série (e um dos trabalhos mais influentes do escritor ao lado de "Preacher", "Justiceiro", e "Hitman"). Este Vol. 5 de "Infernal" traz a saga: "Amor Manchado" (ou "Amor Impuro" na fraca tradução da Panini). Já publicada aqui pela Metal Pesado (nos anos 90), a trama mostra um "Constantine" decadente (após a separação de sua amada Kit) tendo de enfrentar o Rei dos Vampiros. Mesmo no fundo do poço, Constantine é um adversário perigoso e ardiloso. NOTA: "EXCELENTE" [*****]! E a "Vertigo Especial 3" republica: "Jonny Double" (de Brian Azzarello & Eduardo Risso) - Uma espécie de precursor de "100 Balas" (já lançado pela Brainstore) no mesmo estilo (policial, linguagem chula, reviravoltas, etc). NOTA: "BOM" [***]!!!
astro-3.jpg (700×1070)
"Astro City 2 - Confissão": A magnífica série de Kurt Busiek & Brent Anderson (com capas de Alex Ross) ganha seu 2º Vol. com uma saga completa, estrelada pela "Dupla Dinâmica" de Astro City: "Confessor & Coroinha" (genéricos de "Batman & Robin"). Pra quem não lembra da proposta: "Astro City" é uma homenagem aos super-heróis Marvel e DC e reúne numa mesma cidade personagens similares aos dos 2 universos. A saga: "Confissão" já foi publicada num encadernado pela Devir, e é narrada pelo "Coroinha" (Robin) que se esforça pra sobreviver e não ser tragado pelas trevas de Astro City. Final emocionante e impactante. O encadernado traz também a história: "Você tão Perto" (vencedora do Prêmio Eisner). Leitura da melhor qualidade. NOTA: "EXCELENTE" [*****]!!!
Thor.jpg (360×600)
Invas%C3%A3o.jpg (351×563)
Até+
PS: Em breve, o Vol. 9 (nove) de "Astro City": Sim, vão publicar a série de forma revezada (com uma ed. clássica e outra atual - inédita no Brasil)! A Pixel lançou o "Livro de Ouro do Recruta Zero" Vol. 3 (COFRE)! E a Panini falhou na revisão de "Liga da Justiça - Origem" (faltou um "T" e saiu um: "JUSIÇA" na lombada, rs)! 
sub.png (599×495)
Créditos;) Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2015/10/review-fabulosos-x-men-justiceiro-tex.html

Charge N°41439!

735_1227.jpg (735×735)

Charge N°41438!

735_1225.jpg (735×735)

Tiras N°7016 : Fala Menino - Luis Augusto!

Charge N°41437!

735_1224.jpg (735×709)

Charge N°41436!

735_1223.jpg (735×735)

Animação do DIA : Brasileirinha canta: “Chuva de prata”

Charge N°41435!

735_1222.jpg (735×735)

Charge N°41434!

735_1231.jpg (735×735)