quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Arquivos Turma da Mônica N°195 - Almanaque Temático Nº 31 - Magali Aniversários!

_ATM_MG_31.jpg (514×730)
Nas bancas o "Almanaque Temático # 31 - Magali Aniversários", mais uma edição especial em comemoração aos 50 anos da personagem. Comprei essa edição e comento nessa postagem.

Assim como aconteceu em 2013 com a Mônica, a MSP resolveu fazer também um Almanaque Temático reunindo histórias de aniversário com a Magali. Gostava mesmo quando era "Mônica - Aniversários", com histórias sobre o tema de todos os personagens. O chato é que assim fica repetitivo esse tema de aniversário nesse título. Só na Panini já é o terceiro até agora.  Aliás, esse título anda com temas muito repetidos, que saíram na própria Panini, e temas diferentes é que não faltam.

Essa edição da Magali tem 15 histórias no total, incluindo a tirinha final, com histórias da Magali de 1994 a 2003, sendo que 3 delas eu não conhecia. Foi a partir de 1994 que os personagens passaram a ter data fixa de aniversário e em todos os anos a partir de então tem histórias assim nos respectivos meses. Desse período, só não republicaram nesse almanaque, a história "Eterno aniversário" (MG # 232, de 1998) e a "Pedido de aniversário" (MG # 336, de 2002), porque já haviam sido sido republicadas no 'Almanaque Temático # 10', de 2010, e 'Turma da Mônica Extra # 2', de 2008, respectivamente. 

Abre com a história "Aniversário da Magali, festa do Mingau" (MG # 360, de 2003), que eu não conhecia. Na trama, o Mingau convida todos os seus amigos gatos para irem à festa de aniversário da Magali, causando muitas confusões. Já a história "O presente perfeito" (MG #258, de 1999) é bem interessante. Nela, o pai da Magali, seu Carlito esqueceu de comprar um presente para a filha e tenta de tudo para conseguir altas horas da noite, com uma bonita mensagem no final. E curioso o vendedor que o atendeu primeiro lembra muito a caricatura do roteirista Paulo Back. Não sei se a intenção foi essa na época, mas ficou bem parecido.

Outra curiosidade foi que a avó da Magali, Dona Cota, apareceu um pouco diferente na história "O presente da vovó" (MG # 283, de 2000), em que a Magali ganha um vestido novo da sua vó e passa sufoco para não sujar nem amassar durante a festa. Dona Cota aparece de cabelos pretos e a personalidade meio diferente também. Ela é a mãe do Seu Carlito que veio do Ceará, que estreou na 'Magali # 100' e apareceu outras vezes. Ela até já apareceu de cabelos grisalhos em outras histórias, mas nessa ficou mais diferente.
_ATM_MG_31_(1).JPG (420×284)
Trecho da HQ "O presente da vovó"
A história "Do ponto de vista de um gato" (MG # 283, de 2000) do Mingau é legal também, mostrando a ótica do Mingau em uma festa de aniversário. Não mostram os personagens, só as vozes e o comportamento do Mingau durante a festa. Ela só devia era vir logo em sequência da história "O presente da vovó" por serem interligadas. 

Acabou republicada depois dessa história a "Festas de aniversário", que também foi daquela edição (ou seja, o gibi 'Magali #283' está completo nesse almanaque porque foram 3 histórias naquele gibi). Nela, a Magali tem várias festas de aniversários, inclusive de personagens secundários como Piteco, Chico Bento, Tina, etc. Ficou um pouco semelhante com a história "Dia de aniversário" (MG # 128, de 1994), também republicada nessa edição, sendo que ela tem festa de todos os personagens depois de ter feito um pedido a uma estrela cadente.

Em "Parabéns, Magali" (MG # 128, de 1994), ela ajuda a sua mãe a enrolar os docinhos da sua festa com a intenção de beliscar as guloseimas, tentando de tudo para despistar a atenção da sua mãe. Essa história que marcou a estreia das datas fixas de aniversário nos gibis, assim como a "Dia de aniversário" do mesmo gibi.

A história "Duas Magalis comem comem muito mais" (MG # 180, de 1996) é muito engraçada. O Franjinha presenteia a Magali com um superpôster em tamanho natural tirada da sua supermáquina de fazer pôsteres. Só que o pôster cria vida e então ficam 2 Magalis na festa. Sempre rio alto com essa história quando releio, principalmente quando o seu Carlito chora não por felicidade de ter 2 filhas e, sim, por desespero de ter que sustentar 2 comilonas.

"Plano-surpresa", em que a Magali ouve os meninos bolando um plano e ela tenta desvendar qual é, foi outra que eu não conhecia. Eu acredito que ela seja do miolo de 'Magali # 360'. Engraçado que o Titi apareceu sem dente no final da história, mas se na original foi assim, foi bom que mantiveram.

Sobre as alterações em relação às originais, não podia faltar. E infelizmente foram 5 no total, sendo umas mais aceitáveis e outras, não. Uma delas foi na tirinha final (MG #258, de 1999), que alteraram o número da vela, de "6" para "7". É que antigamente os personagens faziam 6 anos e agora é 7 anos e mudaram para ficar atual.

Na história "Festinha Infantil" (MG # 154, de 1995), em que um mágico anima a festa da Magali, alteraram a cor do coelho que o mágico tirou da cartola. Na original, era branco e agora colocaram azul, ficando igual ao Sansão. Durante todo o almanaque tiveram mudanças de cores, mas essa foi mais expressiva porque muda com o sentido da história. Assim, fica parecendo que o mágico tirou o Sansão da cartola e, não um coelho de verdade, e para piorar depois inexplicavelmente o coelho se torna branco do nada, quando o Cebolinha tira o Sansão do chapéu dele, deixando claro que houve mudança ali.

Abaixo a comparação, dando para reparar também que a Mônica tinha chapéu verde na original (imagem à esquerda) e agora colocaram azul (à direita), mas alteração da cor do coelho azul foi pior:
_ATM_MG_31_(2).jpg (694×261)
Comparação da HQ "Festinha Infantil"
Na história "Hoje é o seu dia" (MG # 154, de 1995), em que um confeiteiro sequestra a Magali no dia do aniversário, na hora que todos estão na jaula, alteraram a fala do vilão, Na original, era "jogá-los aos crocodilos", "transformá-los em chantilly" e agora mudaram para "jogar vocês" e "transformar", respectivamente, para ficar coerente com a norma culta gramatical. Na original, deixaram de um jeito informal como é a linguagem dos gibis, e agora mudaram para a linguagem formal, provavelmente para não dizer que estão ensinando errado. Abaixo a comparação, sempre com a imagem do gibi original á esquerda:
Comparação da HQ "Hoje é o seu dia"
Em "Aniversário tão esperado" (MG # 206, de 1997), em que a princesa Magalix, por ser idêntica a Magali, troca de lugar com ela para não passar o aniversário no reino, também houve mudanças. Além da colorização diferente em vários aspectos, principalmente a cor da roupa da mãe da Magali, dona Lina, que era roxa na original e agora colocaram vermelha, mudaram uma fala da Magali. 

Na hora que ela fala "Mas que droga de festa", alteraram para "porcaria de festa", com uma fonte bem diferente, ficando claro que teve alteração ali. Afinal, a palavra "droga" está proibida na MSP atualmente, como se fosse palavrão. Lamentável. Abaixo, a comparação, que ainda dá para reparar que o balão foi mudado de cor, deixando evidente as mudanças de colorização na história.
Comparação da HQ "Aniversário tão esperado"
Também houve outra mudança em "Um aniversário nada previsível" (MG # 310, de 2001), escrita pelo Emerson Abreu e que marcou a estreia de Madame Cleuzodete, que prevê que a partir de meia noite a Magali perderia todo o seu apetite, deixando preocupada com isso. A alteração simplesmente foi na cor da vidente que era negra na original e agora passou a ser branca. Aparentemente, a Madame Cleuzodete só apareceu negra nessa história, então deixaram branca para ficar de acordo com a atual.  Como nunca li essa história antes, o Washington Brito me enviou a imagem da revista original para comparação:
Comparação da HQ "Um aniversário nada previsível"
Eu nunca havia lido uma história sequer com essa mulher, e não sabia disso. Até porque na capa da 'Magali # 310', ela apareceu branca e sem lábios, ficando diferente da história, mas o que importa é que ela era negra e deviam manter assim, e, não, mudar a sua cor. Acho que ela tinha que ser negra sempre, como era a intenção inicial do Emerson, e ainda mais que na turma não tem muitos personagens negros, com exceção da Turma do Pelezinho. E, mesmo ela passando a ser branca ao longo dos anos, não era para alterar a cor na republicação dessa história só para ficar igual com a atual. 

No geral esse "Almanaque Temático" foi bom, reuniu boas histórias da Magali sobre o tema. Vale para quem gosta de ter edições especiais na coleção ou ler essas histórias reunidas em uma só edição. Algumas, aliás, bem clássicas e muito divertidas. A Magali tem poucas edições edições especiais comemorativas, e essa foi uma pelos seus 50 anos e foi o que me motivou a comprar. O que estraga mesmo, como sempre, são as alterações toscas em relação ás originais. 

Não duvido que façam também em breve outros "Temáticos" de aniversários do Cebolinha, Cascão e Chico Bento, mesmo eles já terem passado dos 50 anos de criação. O que é uma pena se fizerem isso porque ficará muito repetitivo tantos "Temáticos" sobre aniversários.
painelarquivosTM2.png (617×185)
Créditos ;) Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/08/almanaque-tematico-n-31-magali-aniversarios.html

Charge N°34945!

10583839_798496643528744_6857890730646431817_n.jpg (720×564)

Tiras N°5959 : Turma do Penadinho - Mauricio de Sousa!

858878182.png (600×180)
859085267.png (600×182)
859992266.png (600×191)

Charge N°34944!

caricatura.jpg (334×460)

CINEMA : Estreias de Filmes da Semana - 14 de Agosto!

As Tartarugas Ninja
Amantes Eternos
Nao pare na pista
o que sera de nozes o que sera de nozes
Confira abaixo os filmes que chegam às telas em 14 de agosto e saiba onde eles estão sendo exibidos. Veja também o Agenda Omelete com as dicas da semana:

As Tartarugas Ninja

Na nova adaptação ao cinema das Tartarugas Ninja, os quelônios precisam trabalhar com a destemida repórter April e com o seu rabugento câmera Vern Fenwick para salvar a cidade e revelar o plano diabólico do Destruidor.
Aventura (Teenage Mutant Ninja Turtles) EUA, 2014. Direção: Jonathan Liebesman. Elenco: Megan Fox, Will Arnett, William Fichtner, Alan Ritchson, Noel Fisher, Danny Woodburn, Jeremy Howard, Pete Ploszek, Johnny Knoxville, Tony Shalhoub. Duração: 101 min. Classificação: 12 anos.

Amantes Eternos

Tom Hiddleston é um vampiro e músico underground profundamente deprimido pelos rumos da humanidade, que se reúne com sua amante de séculos, Eve (Tilda Swinton). O idílio do casal é então interrompido pela incontrolável irmã mais nova de Eve, vivida por Mia Wasikowska.
Romance (Only lover left alive) Alemanha/ Reino Unido/ França/Chipre, 2013. Direção: Jim Jarmusch. Elenco: Tom Hiddleston, Tilda Swinton, Mia Wasikowska, John Hurt, Anton Yelchin. Duração: 123 min. Classificação: 12 anos.

Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho

A vida de Paulo Coelho antes da fama internacional como escritor. Uma história envolvendo uma tentativa de suicídio, três internações e outros conflitos de um jovem da década de 70 dividido entre deus e o diabo.
Drama/Biografia - Brasil/Espanha, 2014. Direção: Daniel Augusto. Elenco: Julio Andrade, Ravel Andrade, Fabíula Nascimento, Fabiana Guglielmetti, Paz Vega. Duração: 112 min. Classificação: 16 anos.

Chef

Jon Favreau roteiriza, dirige e estrela o filme sobre um chef de cozinha que perde seu emprego em um restaurante e passa a tocar um trailer de lanches.
Comédia - EUA, 2014. Direção: Jon Favreau. Elenco: Jon Favreau, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Dustin Hoffman, Sofia Vergara. Duração: 100 min. Classificação: 12 anos.

O Que Será de Nozes?

Um esquilo convencido e independente é banido de seu parque e forçado a viver na cidade, mas o inverno se aproxima e tudo promete ficar mais difícil do que já está.
Animação (The Nut Job) EUA, 2014. Direção: Peter Lepeniots. Elenco:Will Arnett, Brendan Fraser, Liam Neeson, Katherine Heigl. Duração: 85 min. Classificação: livre.
cinema2014.png (620×350)

Charge N°34943!

bonifacio.jpg (366×360)

Charge N°34942!

clayton3.jpg (385×360)

Charge N°34941!

sergiopaulo.jpg (460×329)

Ria...Se Puder N°4251!

estadocivil.png (498×448)

Charge N°34940!

bruno.jpg (460×232)

Charge N°34939!

AUTO_alecrim.jpg (480×360)

Charge N°34938!

mariano.jpg (480×368)

Animação do DIA : Paulista canta: "Último pau de arara".

Charge N°34937!

sinovaldo8.jpg (480×352)

Charge N°34936!

sid5.jpg (480×294)

Charge N°34935!

pater.jpg (480×344)

Charge N°34934!

clayton4.jpg (384×360)

Charge N°34933!

AUTO_brum2.jpg (480×292)

Charge N°34932!

AUTO_sinfronio2.jpg (397×326)

Tiras N°5958 : SNOOPY - Charles Schulz!

10547693_792499767467448_5529674581112109917_n.jpg (612×612)
1463399_793996413984450_2781288724106299445_n.jpg (612×612)

Charge N°34931!

AUTO_samuca.jpg (425×245)

Charge N°34930!

edcarlos.jpg (480×360)

Charge N°34929!

AUTO_ivan.jpg (480×360)

Charge N°34928!

amarildo2.jpg (450×320)

Charge N°34927!

AUTO_bira.jpg (450×360)

Charge N°34926!

boopo.jpg (360×360)