quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Gibis Disney : COMIX n°37 & TOPOLINO n°3012 - Nas bancas!

Hoje em Portugal...COMIX n°37!
Hoje na Itália...TOPOLINO n°3012!

Charge N°29550!

Charge N°29549!

Tiras N°4891 : GARFIELD - Jim Davis!

 Noite romântica
 Noite silenciosa
 O que acontece no campo, fica no campo

Charge N°29548!

Charge N°29547!

Arquivos Turma da Monica N°40 - Coleção Histórica nº36!

Já à venda nas bancas a Coleção Histórica nº 36.  Esta coleção é formada pelas 5 revistas números 35: Mônica (1973), Cebolinha (1975), Chico Bento e Cascão (1983), e Magali (1990).

Com Jurema na capa, o que marca nessa edição é que, coincidentemente, as revistas do Cebolinha, do Cascão e do Chico Bento são as últimas edições de seus respectivos anos. Cebolinha é a última de 1975, e as do Cascão e Chico Bento são as últimas de 1983.

Como a CHTM é bimestral, as revistas do Cebolinha e da Mônica demoram 2 anos para trocar de ano, já que na época eram mensais, já as do Chico, Cascão e Magali demoram mais de 4 anos por serem quinzenais (são 26 revistas diferentes por ano). Estamos desde 2009 só com edições de 1983 do Chico e Cascão e só agora terminou. Por isso que preferia que a CHTM fosse mensal porque aí levaria a metade do tempo para trocar de ano e completar mais rápido as edições deles da Editora Abril.

No geral, cada vez mais frequente comentários informando que nas histórias atuais não são feitas mais daquele jeito. A seguir comento cada revista separada desse box, destacando o título e sinopse das histórias de abertura de cada uma e o que for relevante em cada revista.
Histórias de abertura e comentários gerais:

Mônica - "A maneca" - Cebolinha duvida que a Mônica se torne uma modelo e ela entra em uma agência para provar que pode ser.

É uma história curta de 5 páginas que é de estranhar ser uma de abertura, porém era muito comum na época histórias curtas assim na abertura. O grande destaque desse gibi é a história "Uma viagem no tempo" do Horácio contracenando com a Turma da Mônica. Na trama, a Mônica inventa uma máquina do tempo que faz com que ela, Franjinha, Cebolinha e Bidu parem na pré-história, junto com Horácio, vivendo mil aventuras para se livrar de um menino-ciclope. É muito legal.  

E a outra de destaque é "O Passeio" em que a Mônica, Cebolinha e Cascão vão andarde ônibus sozinhos. E a imagem do pôster ficou muito pequena e achei desnecessário o aviso na capa dizendo: "Reprodução do texto original da edição de abril de 1973". Será que alguém pensa que teria um pôster na edição? Seria uma boa até, relançarem os brindes que vinham, mas isso é impossível.

Cebolinha "Um fim de ano difícil" - Capitão Feio tenta convencer o espírito do Ano Novo a poluir o mundo todo na virada do ano e permanecer poluído durante todos os dias de 1976.

De curiosidade, o pai da Magali aparece de uma forma completamente diferente do que conhecemos. Ele aparece baixinho e gordo e bem parecido com a filha. Eu até pensava que o pai dela nunca tinha aparecido nos gibis da Ed. Abril, mas aí é uma prova  que apareceu, sim. 

A história "Atenda, por favor!" do Zé Lelé, em que um orelhão toca na rua e ele faz várias loucuras para atender, chama a atenção porque o ambiente que eles estão parece mais o bairro do Limoeiro do que a Vila Abobrinha. Além do orelhão que é o tema central, o cenário tem calçada, é cheio de casas iguais às histórias da Turma da Mônica. E Parece que dessa vez mantiveram a cor do cabelo do Astronauta da revista original, já que ele apareceu de cabelo laranja nessa história. 
Cascão - "É Hoje!" - Cascão aposta com o Cebolinha que vai tomar banho no último dia do ano se perdesse no jogo do bafo. Ele perde e quando chega o último dia do ano, a turminha vai cobrar o tão esperado banho.

Uma história de Ano Novo muito boa. Curioso que histórias do Cascão envolvendo água e banho nessa edição só foi essa, mas mesmo assim as outras 2 não deixam de ser boas, tanto as dele e as do Penadinho e do Bidu. Gosto de todas. Interessante um comentário falando que o Bidu não faz mais xixi nos postes nas histórias atuais porque é isso proibido no exterior...

Magali - "Vale quanto pesa" - Magali recebe uma carta sendo convidada a ir a um jantar. Quando ela chega ao local, é levada de helicóptero até à Índia por um marajá para que ela possa comer toda as melancias de um país vizinho, que era a riqueza do país, e fazer, com isso, que se rendam a ele.

Sensacional aventura que acontece de tudo de absurdo e os traços são excelentes. Eram ótimas essas histórias da Magali em outros países e sempre envolvendo comida. 

Há um erro informando que a revista é dos "anos 90". Apesar do gibi ser do ano 1990, o certo se refere aos anos 80. Uma década começa nos anos terminados em "1" e termina nos anos terminados em "0". Assim, anos 80 compreende de 1981 a 1990, anos 90 vai de 1991 a 2000, e por aí vai.

Chico Bento - "Ou nós acabamos com as formigas..." - Chico reclama que as formigas estão acabando com as plantações da roça e enquanto seu pai prepara um veneno para acabar com elas, Chico e Zé da Roça passam a caçar içás perto do formigueiro para comerem . 

É uma história bem educativa e é baseada na infância do Maurício, já que ele caçava içás em Mogi das Cruzes quando criança. Curiosamente, apesar do Zé Lelé estar na capa, ele não aparece nessa história.

Esse gibi eu tenho escaneado, e encontrei vários absurdos, principalmente em relação a alteração de textos. A MSP fala que nada é alterado na CHTM, mas, na prática, não é bem assim. Como é muita coisa e para eu falar bem detalhado, preparei uma postagem complementar falando sobre essa edição do Chico e todas as suas alterações.  Para conferir, clique aqui .
painelarquivosTM2.png (617×185)

Charge N°29546!

Charge N°29545!

Tiras N°4890 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!


Charge N°29544!

Charge N°29543!

O Homem de Aço nos Cinemas!

Clark Kent (Henry Cavill) leva uma vida nômade entre os EUA e o Canadá, até que encontra no Pólo Norte a explicação para sua vinda à Terra, o que automaticamente chama a atenção do General Zod (Michael Shannon), à deriva no espaço com seu grupo de exilados do extinto planeta Krypton.
Ação - (Man of Steel) EUA, 2013. Direção: Zack Syder. Elenco: Henry Cavill, Michael Shannon, Amy Adams, Russell Crowe, Kevin Costner, Diane Lane, Antje Traue, Laurence Fishburne, Christopher Meloni, Ayelet Zurer. Duração: 143 min. Classificação: 12 anos.

Charge N°29542!

Charge N°29541!

Charge N°29540!

Tiras N°4889 : Rua Paraíso - Amorim!

Charge N°29539!

Charge N°29538!

Charge N°29537!

Ria...Se Puder N°3941!

Charge N°29536!

Charge N°29535!

Charge N°29534!

Animação do DIA : Banqueiros cantam - Sandra Rosa Madalena!

Charge N°29533!

Charge N°29532!

Charge N°29531!