terça-feira, 16 de julho de 2013

Gibis Turma da Mônica algumas mensais de julho/2013 já nas bancas!


Na história de abertura, Uma História Quase Romântica, Mônica conta a Magali o que aconteceu para que Luca desse um buquê de flores a ela.

Em O Escolhido, Cebolinha encontra um anel e acha que é poderoso. Será a chave para outra dimensão?

Na história Cuidado Com o Menino-Gelatina, Cascão ganha de um doceiro-cientista uma roupa que lhe dará poder gelatinoso.

Em As Idades do Chico, no dia do seu aniversário, Chico vive aventuras com Zé Lelé, envolvendo uma fonte da juventude e uma bruxa malvada.

Na história principal, No Reino da Bagunça, Dudu é transformado no Duende da Bagunça e vai aprender porque deve manter seu quarto arrumado.


Em A Caixa de Pandoro, Ronaldinho ganha uma caixa com brinquedos muito diferentes!
TurmadaMônicaanos70.png (619×318)
Breve novas capas do checklist de julho 2013! ;)

Charge N°29038!

Charge N°29037!

Tiras N°4781 : Menino Maluquinho - Ziraldo!

Charge N°29036!

Charge N°29035!

Ria...Se Puder N°3914!

Charge N°29034!

Charge N°29033!

Tiras N°4780 : NíQUEL NáUSEA - Fernando Gonsales!

Charge N°29032!

Charge N°29031!

Arquivos Turma da Monica N°24 - Chico Bento Moço em Chico Bento nº 79!

Nessa postagem eu comento sobre Chico Bento nº 79 de julho que está à venda nas bancas. 

Essa edição tem 11 histórias, incluindo a tirinha final, e abre com a história "As idades do Chico". Como não podia deixar de ser em uma revista de julho do Chico Bento , a história é sobre o aniversário dele. Na trama, no dia do seu aniversário, Chico e Zé Lelé roubam goiabas do Nhô Lau e ao avistá-lo, eles saem correndo e nessa hora o Chico cai em uma fonte da juventude e vira bebê.

Uma história normal, nada demais, mas pelo menos os traços não estão ruins. O que chama atenção mesmo, e o motivo que me levou a comprar esse gibi, é a presença do Chico Bento Moço na história em 2 páginas. Tem uma hora que a bruxa, responsável pela fonte da juventude, o transforma em Chico Moço. Não é exatamente uma estreia oficial, já que apareceu na história em mangá de "Chico Bento 50 Anos" em 3 quadrinhos, mas é a primeira vez em um gibi convencional e em versão colorida.

Está previsto que a revista "Chico Bento Moço" será lançada em agosto, na Bienal do Rio de Janeiro e, com isso, encaixaram-no na história até como uma forma de divulgação. Para eu ter pelo menos um material de Chico Bento Moço resolvi comprar esse gibi do Chico, já que se eu comprar "Chico Bento Moço" quando for lançada, será apenas o nº 1, por ser a primeira edição. Não gosto dessas versões adolescentes da Turma da Mônica e acho totalmente uma versão desse tipo com o Chico Bento.
Trecho da HQ "As idades do Chico" com aparição de Chico Bento Moço
Destaco a história "Que brincadeira" do Papa-Capim. Nela, ele e a Jurema jogam peteca. Depois de muito tempo, leio uma história inédita do Papa-Capim e dá pra perceber que está muito mudado. Tem hora que ele Vê a Jurema com penas na mão e pergunta se ela tava caçando passarinhos, como se fosse coisa anormal. Nas histórias antigas era o contrário, eles caçavam sem esse pensamento, afinal, é cultura do índio caçar. E de estranhar de índios como eles saberem o que é peteca, coisa que não é da cultura deles. Enfim, um roteiro bobo e sem contar que os traços não me agrada, apesar de não ser digitalizado.

Tem também a história "É assim..." do Chico Bento que aparece o Dudu. Nela, Chico mostra como o processo de como a comida sai da roça até chegar à cidade, para tentar incentivar o Dudu a comer. O gibi tem também histórias com o Piteco (muda) e com a Turma da Mata, protagonizada pelo Rei Leonino e pelo primeiro-ministro Luis Caxeiro.

Encerra com a história "Tanto faz como tanto fez", em que o Zé da Roça conta uma história da menina que, diante duas opções, só falava "tanto faz". Histórias desse tipo não curto muito, embora seria mais correto ser a Vó Dita contando e não o Zé da Roça. É de estranhar também ver o Zé da Roça pescando nela, já que nas histórias atuais não pescam mais, embora só aparece com a vara na mão no riacho e a isca é uma bola e não um anzol, como eram nas histórias antigas.

Sobre as outras histórias de "Chico Bento nº 79", todas normais, seguindo a linha atual dos gibis da MSP, incluindo aqueles péssimos traços e letras de PC. Nota-se uma grande presença do Zé Lelé no gibi. Um grande número de histórias mudas também (4 no total). O bom é que os traços digitalizados ficaram mais concentrados nessas histórias mudas. Por isso, só os traços ficam digitalizados, e não as letras, já que se tivessem textos, seriam daqueles tipos feitos de computador. Porém, uma história teve essas letras horrorosas de PC que eu tanto falo, para quem ainda não viu, mostro um trecho dela. Dá pra notar que até o título foram computadorizados e nada foi feito à mão como eram.
Trecho da HQ "Namoro ou Diversão" com traços e letras digitalizados
No geral, "Chico Bento nº 79" é uma revista normal para os padrões atuais da MSP, e pelo menos os traços digitalizados ficam disfarçados. Para quem quiser conferir o Chico Bento Moço e ter ao menos um material dele vale a pena apenas por isso. Já as outras mensais de julho não comprei, já que pelo que folheei achei uma pior que a outra, cada vez mais com traços e letras digitalizados até nas histórias de abertura. 

Antes de finalizar, aproveito para destacar duas correções na propaganda "Arquivo Mônica 50 Anos": a revista da Mônica nº 120 da Editora Abril o certo é de 1980 e não de 1979; e a Mônica nº 200 da Editora Globo é de 2003, e não de 2002 como aparecem no texto. Falando nisso, senti falta de colocarem imagens das capas de Mônica nº 1 (Ed. Globo, 1987) e Mônica nº 100 (Ed. Globo, 1995) que também são históricas e ficaram de fora.
painelarquivosTM2.png (617×185)

Charge N°29030!

Charge N°29029!

Tiras N°4779 : Mulher de 30 - Cibele Santos!

Charge N°29028!

Charge N°29027!

Animação do DIA : Cotidiano - O que você quer da vida?

Charge N°29026!

Charge N°29025!

Tiras N°4778 : O Coelho Nero - Omar Viñole!

Charge N°29024!

Charge N°29023!